Encontro dos Crismandos

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

No último domingo, 21/10, aconteceu, no C4, um encontro de aprofundamento da fé com os catequizandos da nona etapa da nossa paróquia.Esse encontro faz parte da formação dos catequizandos que estão se preparando para receber o Sacramento da Crisma. Estiveram presentes 41 jovens e cinco adultos que estão sendo preparados pela IVCA (iniciação à vida cristã de adultos) pelo método do catecumenato.

O encontro teve início às 08 horas e término às 16h30min. Compôs-se de trabalhos que visam à formação cristã desses jovens, pois receber o Sacramento da Crisma é se comprometer a ser cristão. A Crisma, ou confirmação é o sacramento da maturidade. É o sim definitivo a Jesus. Ser crismado significa se tornar soldado de cristo, defensor da igreja, evangelizador.

Os jovens foram recebidos com um café da manhã, carinhosamente preparado pelos catequistas e uma mãe que se dispôs a ajudar. Em seguida, foram conduzidos ao salão e foi feita a oração inicial que constou de uma pequena celebração, com a leitura do Evangelho do dia e uma reflexão sobre ele. Em seguida houve uma palestra sobre Querigma e Eclesiologia. Seguindo, houve uma pequena reflexão sobre o Evangelho de Marcos e um trabalho em grupo sobre os milagres de Jesus, contados por Marcos. A socialização desse trabalho foi feita por meio de uma dramatização do milagre estudado e uma conclusão sobre o ensinamento contido na passagem.

O almoço foi servido ao meio-dia. Após, houve um tempo livre em que os meninos aproveitaram para descansar e socializar. Após o almoço, houve a participação do nosso pároco, padre Geraldo Ildeo, que teve um bate-papo com os crismandos, procurando mostrar a importância dos jovens para a igreja e o  compromisso deles para com ela.

Em seguida houve uma gincana bíblica, atividade lúdica, bastante divertida, mas também formativa, uma vez que as atividades eram todas pesquisadas na Bíblia. Encerrando, houve uma hora de oração e louvor, com a participação efetiva de todos.

Foi um dia muito frutuoso, em que se pôde perceber o interesse e engajamento desses jovens de nossa paróquia.