A FESTA DE CRISTO REI - 2018

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Jesus responde a Pilatos: “Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus.

Mas o meu reino não é daqui'.

Pilatos disse a Jesus: 'Então tu és rei?

Jesus respondeu:' Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz” - João 18,33b-37.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Ipatinga, compõe-se destas cinco comunidades: Santa Rita - Águas, Imaculado Coração de Maria -Bela Vista, Sagrado Coração de Jesus – Matriz Cariru, São Judas Tadeu – Castelo, Nossa Senhora de Fátima - Vila Ipanema.

A festa de Cristo Rei acontece alternadamente em cada uma das cinco comunidades. Em 2018 os festejos aconteceram na comunidade Vila Ipanema, cuja Padroeira é Nossa Senhora de Fátima; em 2019 serão na Comunidade Imaculado Coração de Maria - Bela Vista.

A festa de Cristo Rei foi criada em 1925 pelo Papa Pio XI para mostrar o mundo que o verdadeiro e completo Rei é Jesus e não os que comandam os poderes das terras, da economia e da sociedade. Todos os reis e reinos deste mundo são temporários e perecíveis. O Reino de Jesus é eterno e se baseia na implantação neste mundo do amor, justiça, verdade e paz.

A festa de Cristo Rei é celebrada no 34º domingo do tempo comum, encerrando o ano litúrgico, logo antes do primeiro domingo do advento.

As pessoas batizadas tornaram-se autênticos construtores do Reino de Cristo neste mundo assumindo a missão de implantar aqui e agora o Reino de Jesus para o bem e a salvação de toda a humanidade.

A festa de Cristo no Brasil é celebrada pelos fiéis, dando origem a um rico folclore mesclando a cultura dos escravos vindos da África com os costumes cristãos da época do Império.

A PSCJ celebra Cristo Rei nas suas comunidades oferecendo aos fiéis uma catequese cristológica para que todos tenham conhecimento e consciência do valor salvífico de Jesus para toda a humanidade.

Em cada ano são escolhidos o rei e a rainha para incrementar e animar a festa de Cristo Rei.

 Em 2018 os reis escolhidos foram os dois irmãos Juan Davi e Júlia Maria, filhos de Adoneia Cristina e Odair Ermelindo membros ativos da Paróquia e da Catequese. Os reis de 2019 são Henrique Santana e Raphaelade Paula da comunidade Imaculado Coração de Maria - Bela Vista.

Nós parabenizamos a comunidade de Nossa Senhora de Fátima de Vila Ipanema, pela sua boa organização da Novena, das celebrações, das barraquinhas e de toda a festividade de Cristo Rei que envolveu em cada noite cada uma das comunidades paroquiais.

“Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 'Eu sou o Alfa e o ômega', diz o Senhor Deus, 'aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso” -Apocalipse de São João 1,5-8