A MISSA DA PRIMEIRA EUCARISTIA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A Eucaristia é o Sacramento da presença viva, gloriosa, de Jesus ressuscitado que vem a nós no Pão e no Vinho consagrado pelo sacerdote quando celebra o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Na última Ceia com os apóstolos, na vigília da paixão, Jesus antecipa, isto é, significa e realiza de modo antecipado a oferta voluntária de si mesmo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós” (Lucas 22,1-9), “este é o meu sangue, que é derramado ...” (Mateus 26,28). Ele instituiu assim ao mesmo tempo a Eucaristia como “memorial” (I Coríntios 11,25) do seu sacrifício e os seus apóstolos como sacerdotes da nova Aliança.

Celebramos a Eucaristia como Memorial de Jesus que vem a nós como alimento, força, vida nova, remédio para a vida eterna e garantia da nossa salvação.

Os católicos, antes de participar do banquete da Eucaristia, devem se preparar por uma catequese direcionada a formar cristãos autênticos, na vivência comunitária, na fé esclarecida, na esperança de um dia participar da glória celeste e na caridade fraterna.

As crianças católicas, desde cedo participam da catequese, onde aprendem os verdadeiros caminhos da vida cristã e católica. Começam a ler a Bíblia, são instruídas na Doutrina do Catecismo católico, participam das atividades litúrgicas e assumem um trabalho pastoral de evangelização e de realização de boas obras em favor dos mais pobres.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus sabe que a Igreja de hoje e do futuro depende da catequese dos nossos fieis. As crianças são preparadas para assumirem a vivência cristã através dos encontros da catequese, da oração, da ação caritativa e da participação da liturgia.

Depois de cinco anos de catequese, cinquenta e três crianças paroquianas, com a idade aproximada de dez anos, no dia 15/12/18, puderam participar pela primeira vez, da mesa eucarística pela primeira vez.

A Missa da Primeira Eucaristia aconteceu na Matriz – Sagrado Coração de Jesus - Cariru, envolvendo as crianças das comunidades:Imaculado Coração de Maria – Bela Vista, Nossa Senhora de Fátima – Vila Ipanema.

Podemos dizer que a celebração da eucaristia, em que aquelas crianças comungaram pela primeira vez, foi uma manifestação da importância do trabalho dos catequistas, da fundamental presença da família na catequese, da convicção e da fé das crianças.

A Comunidade acolheu e admirou o trabalho incansável dos catequistas e viu aumentada sua esperança em novos cristãos, católicos paroquianos a partir das crianças bem orientadas e catequizadas, priorizando Jesus em sua vida.

Pe. Geraldo Ildeo Franco – 16/12/18