CAMPAGNAT – MARISTA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Nasceu em 20/05/1789 – Marlhes. França.

Faleceu em 06/06/1840 – Hermitage - França

Marcellin Joseph Benoît Champagnat. Fez trabalhos pastorais em Notre Dame de l'Hermitage, da Sociedade de Maria. Fundou o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria e das Escolas Irmãos Maristas. João Batista, pai de Champagnat era agricultor bem instruído. Passou para o filho qualidades como, honestidade, perseverança, lealdade e verdade.

Era o tempo da Revolução Francesa. Sua mãe (Maria Chirat) e sua tia foram expulsas de um convento católico. Ensinaram a Marcelino ser devoto de Maria mãe Jesus.

Marcelino estudava em casa porque tinha medo dos professores agressivos. Aos 14 anos com a ajuda de um padre percebeu o chamado de Deus para a vida religiosa.

Em Lyon, no seminário, orientado por João Cláudio Colin (futuro fundador dos Maristas), juntou-se a um grupo de seminaristas para projetar fundar uma Congregação para padres, religiosas e uma Ordem Terceira, com o nome de "Sociedade de Maria"- para cristianizar a sociedade.Incluiu ainda nessa Congregação irmãos para a educação cristã da juventude. Dizia: "Não posso ver uma criança sem sentir o desejo de fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a amou".

Em 1817 ampliou seus trabalhos como: dar assistência às crianças carentes, acompanhamento da vida cristã de diversas famílias e visitação aos doentes.

Champagnat chegou a La Valla em junho de 1816. Em 2 de janeiro de 1817, reuniu seus dois primeiros discípulos formando os irmãos Maristas. Seu objetivo era catequizar os jovens e criar neles o espírito cristão, tendo por base as lições "mariais".

Fundou sua primeira casa, que, crescendo, teve que enfrentar inúmeras dificuldades, como a incompreensão do clero em relação aos seus projetos catequistas.Fundou outras casas com o objetivo de "Tornar Jesus Cristo conhecido e amado"

Ao morrer, Marcelino deixou aos irmãos esta mensagem: "Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: “vejam como eles se amam!".

Marcelino Champagnat foi nomeado Superior do Instituto dos Irmãos. No dia Em 24/12/1836 os primeiros missionários maristas partiram para a Oceania para evangelizar e catequizar os jovens mais pobres.

O Padre João Colin foi nomeado Superior Geral. A Igreja, então, confiou a missão da Oceania aos Maristas.

O papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat no dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, reconhecendo-o como santo da Igreja Católica.

Os fundadores das Ordens religiosas são mesmo diferentes. Alguns são gênios como Dom Bosco. Todos eles e elas eram dotados de grande inteligência, espiritualidade cristã,e liderança, com visão de futuro. Sabiam se organizar para ampliar sempre as Obras sociais em vista de ampliar e aperfeiçoar os métodos da evangelização. Eles sabiam atrair outros líderes, agregá-los e entusiasmá-los para os ideais propostos: apaixonar-se pela evangelização dos jovens especialmente os mais pobres. Os Santos fundadores são grandes personagens enviados pelas forças divinas para o bem da construção do Reino de Deus.

 As grandes obras de educação e de formação de cristãos autênticos, existentes hoje dão vida aos ideais propostos pelos Fundadores pelos cinco Continentes.