BÊNÇÃO DA PIA BATISMAL - DIA 07/01/19

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

“Ide por todo o mundo, ensinai e batizai todos os povos.”

 

A Pia batismal é a fonte de onde nascemos para a vida cristã. Nela morremos para o pecado e ressuscitamos para uma vida nova, a serviço da construção do Reino de Deus.

Pelo sacramento do Batismo, nós nos tornamos participantes do Sacerdócio, do Profetismo e do Reinado de Jesus Cristo, convertendo-nos em discípulos e missionários de Jesus, na Igreja e no mundo, nos transformando em sal da terra, luz do mundo e fermento para construir uma sociedade justa e fraterna, vivendo os valores do Evangelho e anunciando Jesus Cristo a Luz do Mundo.

Podemos realizar o sacramento do Batismo no rio. Antigamente os templos construíam em seu interior uma piscina onde se realizavam as celebrações do sacramento do Batismo, hoje é usada a pia batismal. O importante não é a quantidade de água utilizada, mas, sim, o sentido positivo do símbolo.

As crianças são batizadas porque elas são amadas por Deus e não podemos negar as graças batismais para elas. Elas serão inseridas na comunidade eclesial, para que se tornem discípulas e missionárias de Jesus. Cabe aos pais, padrinhos e familiares catequizá-la. A Igreja acolhe solenemente as crianças, consagrando-as e as colocando no coração da Comunidade.

A água simboliza e lembra o Dilúvio quando Deus purificou a humanidade.

Lembra o Mar Vermelho, quando os hebreus saíram do Egito em busca da liberdade.

Recorda o rio Jordão, onde Jesus se submeteu ao ritual proposto por São João Batista, como um sinal de conversão e de vivência autêntica.

A Água É para nós um símbolo da vida nova, limpa, santa, pura, saudável, necessária para a vida de cada um de nós. A criança é batizada com a água, recebendo a graça e bênção divina. É com a água do batismo que a criança morre para o pecado e nasce para uma nova vida.

Esta pia hoje a ser inaugurada quer nos levar a valorizar e a dar vida à nossa consagração batismal. Lembra-nos o nosso compromisso com a própria santificação. É um memorial do nosso próprio Batismo.

 

BÊNÇÃO DA PIA BATISMAL

Ó Deus, que nos conheceis e nos amais antes do nosso nascimento, que nos enviou seu Filho Jesus ao mundo para nos salvar, nós hoje queremos consagrar e abençoar esta pia batismal. Que esta pia de pedra firme nos lembre da importância do sacramento do Batismo. Que todas as pessoas que aqui forem batizadas possam ser participantes efetivos do sacerdócio, do profetismo, da construção do Reino de Deus entre nós.   Sejam de fato cristãos, sal da terra, luz do mundo e fermento na formação de uma sociedade justa e fraterna. Assumam sua vocação de serem discípulos e missionários de Jesus.

Que esta pia desperte em todos nós a busca pela santidade, pela vivência dos valores do Evangelho, vivendo em consonância com os ensinamentos de Jesus e da Igreja.

Derramai sobre esta pia a vossa bênção e os dons do Espírito Santo.

Pe. Geraldo Ildeo Franco – pároco.