Sagrado Coração de Jesus.

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

 A devoção ao Sagrado Coração de Jesus surgiu no século XVII, quando Santa Margarida Maria de Alacoque teve três aparições de Jesus, em 1673, 1674 e em 1675. Jesus manifestou-se a ela com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamando: "Eis o Coração que tem amado tanto os homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".

Jesus fez para Margarida as doze promessas aos seus devotos, que deveriam participar da Santa Eucaristia toda primeira sexta-feira de cada mês, durante nove meses seguidos.

Em 11 de junho de 1899, o Papa Leão XIII consagrou todo o gênero humano ao Sagrado Coração de Jesus, afirmando ser esse o maior ato de todo o seu pontificado. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus difundiu-se por todo o mundo e foi recomendada por muitos Papas da Igreja.

  Antes de Santa Margarida, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, Santa Tereza D’Avila e outros, dedicaram terna devoção, admiração e adoração ao Sagrado Coração de Jesus.

O grupo do Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus zela por essa devoção e a propaga pelo mundo todo.

 AS DOZE PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

As promessas que trazem grandes benefícios espirituais para a vida daqueles que têm essa devoção são:

1ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”

2ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.”

3ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

 4ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte.”

 5ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos.”

 6ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.”

7ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.”

8ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.”

9ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.”

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.”

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração.”

 12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.”

A MISERICÓRDIA DE JESUS VENCE A VIOLÊNCIA

Estamos atualmente cansados de tantas notícias narrando acontecimentos relativos à violência física, psicológica, moral e sexual em todos os recantos do mundo. O Brasil é um dos países onde acontecem mais assassinatos. Aqui, nascituros são mortos nos milhões de aborto que muitos políticos querem oficializar e legalizar. Jovens são assassinados diariamente. O uso das drogas lícitas ou ilícitas provoca acidentes dentro das famílias e nos diversos bairros. Mulheres são espancadas até pelos seus mais próximos parentes. Policiais matam e são eliminados diariamente. As guerras nos diversos países matam e ou produzem milhares de famílias doentes e refugiadas distantes de sua terra natal. Cresce o racismo.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus coloca-nos na contramão do mundo violento em que estamos vivendo. A solução para a aquisição da paz não pode ser o bombardeio desumano dos poderosos, destruindo e eliminando o lado inimigo. A solução correta não é matar as pessoas terroristas, dado que violência gera mais violência. A solução para se adquirir a paz é a construção do Reino do Sagrado Coração de Jesus: a misericórdia, a justiça, a equidade entre os povos. Repartir o pão aos famintos e criar escolas e hospitais, distribuir equitativamente as terras. Eliminar todo o tipo de corrupção é o caminho certo proposto pelo Sagrado Coração de Jesus, para se ter a paz e a verdadeira liberdade que dignificam o gênero humano.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Santa Margarida Maria Alacoque compôs esta oração de consagração ao Sagrado Coração de Jesus: “Eu me entrego e consagro ao Sagrado Coração de Jesus minha pessoa e minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, e quero me servir de todas as partes de meu ser apenas para honrá-Lo, amá-Lo e glorificá-Lo”. Amém!

 

Pe. G. Ildeo 2015