Eventos Paroquiais

No início do século XX, em meio a uma onda de secularismo e de ódio à Igreja, como nunca visto na história o papa Pio XI instituiu em 1925 a festa litúrgica de Cristo Rei celebrada no último domingo do ano litúrgico para reafirmar uma verdade: mesmo em meio a ditaduras e perseguições à Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo continua a reinar, soberano, sobre toda a história da humanidade.

Festa de Cristo Rei

Festa de Corpus Cristi

Festa do Imaculado Coração de Maria

Terço dos Homens

Festa de Santa Rita

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Festa de São Judas Tadeu

Festa de Nossa Senhora de Fátima

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Nas aparições de Fátima,a Virgem Maria alertou às crianças Jacinta, Lúcia e Francisco que, " para salvar as almas e para conquistar a paz mundial, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao imaculado Coração de Maria". O papa Pio XII, anuindo aos pedidos de Nossa Senhora de Fátima, consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria no dia 31 de Outubro de 1942.

A Comunidade do Bela Vista, cuja padroeira é o Imaculado Coração de Maria, celebra anualmente a novena e a festa marianas com fervor e com o intuito de aprofundar o Evangelho da misericórdia e da fraternidade.

 

Os grupos de Terço dos Homens têm crescido intensamente nos últimos anos. As iniciativas são diversas, surgindo comunidades de homens, que tomam a decisão de se reunirem para rezar o Terço, quase sempre uma vez por semana comunitariamente. O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões,  mudando a vida e  libertando de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus.

Horários do Terço dos Homens em nossa comunidade. Participe!

BAIRRO CARIRU - TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS - as 19.00 HORAS

BAIRRO BELA VISTA - TODAS AS QUARTAS-FEIRAS - 20:00 HORAS  

BAIRRO VILA IPANEMA - TODOS OS SABADOS - AS  19.00 HORAS

 

Rita de Cassia, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. Abalada pela morte do marido e dos filhos, Rita  dedicou-se ao socorro dos pobres e enfermos, ajudando a uns  e outros, com alimento, visita, conforto e trabalho. Quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente conseguindo ingressar no convento, onde viveu por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo. Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.

A devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, quando se meditava no lado e no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram abertas as portas do Céu. Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja e em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.

Anualmente acontece na nossa paróquia a grande festa do Padroeiro, precedida pela novena temática. Em cada ano se coloca um Tema a ser estudado, refletido e vivido. Em 2014 , durante a novena refletiu-se sobre a doutrina cristã-católica, que, aliás nasce  da Bíblia, da Tradição e do Magistério.

A festa dos apóstolos São Simão e Judas Tadeu (primo de Jesus) é celebrada no dia 28 de outubro há quase dois mil anos.

Segundo os seus conterrâneos nazarenos, Judas era o “primo-irmão” de Jesus, o filho do Carpinteiro José. Dizem que Judas seria o esposo das bodas de Caná. Judas teria sido missionário na Arábia, na Síria, no Mediterrâneo e na Pérsia. Foi martirizado – decapitado – em Beirute. É o autor da Carta apostólica canônica que contém o seu nome, um escrito apenas de 25 versículos, quando critica os falsos doutores e convida os cristãos a perseverarem na Fé em Cristo. O povo católico tem São Judas como um santo protetor, intercessor forte diante de Deus, rezando por nós para nos fortalecer nos momentos de sofrimento.

A comunidade do Castelo, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus adotou São Judas como seu padroeiro, companheiro e advogado diante de Deus intercedendo por todos nós. Por isso organiza anualmente a grande festa do seu glorioso Padroeiro São Judas Tadeu.

 

Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio em Fátima, pedir aos homens para “não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido”. É a dor de mãe que A faz falar; está em jogo a sorte de seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.  

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Padroeira do Brasil e da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Nossa Senhora Aparecida é venerada em todo país. Anualmente a Novena da Padroeira do Brasil é realizada em nossas comunidades nas residências dos paroquianos. As famílias, grupos de vizinhos ou de conhecidos se reúnem para rezar e pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. A novena é encerrada com a Celebração Solene da Santa Missa no dia 12 de outubro, o dia da Padroeira

Fotos do Evento

Semana Santa

A Semana Santa, também conhecida como "Semana Maior", é a última semana da Quaresma, que é o tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal, paixão, morte e ressurreição, de Jesus Cristo. Toda a riqueza de símbolos e profundidade teológica na liturgia da Semana Santa prepara os fiéis para viver o Mistério Pascal de Cristo, que é celebrado no "Tríduo Pascal", do qual fazem parte a Santa Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira, as funções da Sexta-feira da Paixão, o Sábado Santo, a Vigília Pascal, segundo Santo Agostinho a mãe de todas as vigílias, e o Domingo de Páscoa, ou da Ressurreição

 

 

Fotos do Evento

Novena de Pentecostes

A comunidade do Sagrado Coração de Jesus realiza a novena de Pentecostes a mãe de todas as novenas. No curto período entre a Ascensão de Nosso Senhor aos Céus, quarenta dias após a Sua Ressurreição, e a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Por nove dias, os discípulos e a Virgem Maria se reuniram no Cenáculo, atendendo ao pedido do próprio Jesus: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: 'João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo'" (At 1, 4-5).