OS COROINHAS

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Os coroinhas são aquelas pessoas que se dispõem a ajudar a organizar o ambiente e a dar apoio aos que celebram os sagrados mistérios especialmente a Eucaristia. Em geral são crianças e adolescentes os que se prontificam para estar a serviço do bom andamento da sagrada liturgia. O trabalho de apoio às celebrações litúrgicas realizado pelos coroinhas não se restringe somente às missas, mas se estendem a todas as celebrações religiosas.

Até 1994 só podiam ser coroinhas os meninos. O Papa João Paulo II concedeu às meninas serem também coroinhas, colaboradoras das funções litúrgicas.

Os coroinhas são preparados e orientados para exercerem suas funções no serviço do altar. Há uma catequese específica para ensinar exatamente a importância e a função dos coroinhas para antes e para durante as celebrações litúrgicas. Eles devem ter uma postura e veste especificamente adequadas às celebrações, com as cores correspondentes ao tempo litúrgico.

Os coroinhas são bem instruídos sobre a sua função e importância sobre a sagrada liturgia. Devem aprender a rezar e agradecer a Deus diariamente.

A Paróquia Sagrado Coração tem um grande e lindo trabalho catequético, litúrgico e pastoral com os coroinhas realizado com as catequistas, especialmente

O serviço a ser prestado pelos coroinhas basicamente é este: valorizar a oração pessoal e litúrgica; entender o valor e o sentido do seu trabalho na liturgia; preparação do ambiente onde irá acontecer o ato litúrgico; adequar o altar para a devida celebração; participar da entrada solene com o celebrante para  iniciar a celebração; fazer soar o sininho avisando aos fiéis que estamos iniciando o ato litúrgico; ficar, com as velas acesas, ao lado de que faz a leitura do Evangelho; durante a consagração do Pão e do Vinho, bater o sino; ficar ao lado de quem distribui as sagradas espécies eucarísticas.

Um trabalho importante dos coroinhas é acompanhar, perceber e ajudar a resolver os imprevistos. Por isso, o coroinha está sempre atento e esperto para solucionar o que pode acontecer de repente.

A Paróquia valoriza, preza e tem coroinhas nas celebrações litúrgicas especialmente no Cariru, Bela Vista e Vila Ipanema. Os catequizandos da quinta etapa, em preparação para receber a Eucaristia, devem ser coroinhas por um ano. Assim eles e elas vão se acostumandocom o altar, com os fiéis e com o sentido das celebrações.

Dos coroinhas surgiram muitas vocações religiosas e sacerdotais.

Nós parabenizamos as catequistas, os coroinhas e seus familiares que apoiam, incentivam e organizam os trabalhos litúrgicos realizados pelos coroinhas.

Padre Geraldo Ildeo Franco – agosto 2019.