SEMANA DA PÁSCOA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A Quaresma é um tempo rico de quarenta dias preparatórios para a semana da Páscoa vitoriosa de Jesus sobre a morte. Jesus é mais que a morte. Ele ressuscita e continua vivo até hoje em cada um dos que O aceitam e dão continuidade à sua missão sacerdotal, profética, construindo o Reino de Deus baseado na paz, na justiça, no amor e na misericórdia.

Jesus vive aqui e agora na Igreja, nos Sacramentos, na sua Palavra de vida, naFamília e nas pessoas que vivem a misericórdia realizando obras de caridade.

Desde os inícios da história da Igreja, se reserva o tempo da quaresma, a semana santa e o tempo pascal para fazer memória, para viver o tempo pascal vitorioso de Jesus.

A vitória de Jesus é a nossa vitória. Podemos crer em Jesus. Podemos ter esperança na vitória da ressurreição. Podemos viver o amor fraterno para o bem da humanidade e estaremos ganhando força para vivermos melhor e, desde agora, ressuscitar com Cristo.

A semana da Páscoa sintetiza todo o Mistério Pascal e toda a missão redentora de Jesus. É o tempo em que nós fazemos o memorial da paixão, dos sofrimentos e humilhações de Jesus, condenado injustamente pelo poder religioso e civil, levando-o ao suplício e à morte de cruz. No calvário, onde Jesus derramou o seu Sangue redentor, se encontra toda a maldade humana, mas inferior ao amor misericordioso de Deus Pai que glorifica Jesus para a salvação da humanidade. O amor de Deus vence a maldade humana.

Apesar de nós fazermos memória do sofrimento de Jesus, o mais importanteé a sua vitória que nos permite nos salvar e, desde agora, ressuscitar com Cristo para uma vida nova de fé, esperança e caridade.

Jesus é o verdadeiro Sacerdote que tem o poder de nos salvar. Ele se oferece como vítima para a expiação de nossos pecados. Ele nos liberta pela justiça e pelo direito, conforme profetizou Isaías.

 

Veja a Programação da Semana Santa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ipatinga

 

Padre Geraldo Ildeo Franco – março 2019