A Pastoral da Saúde, é uma Pastoral Social da PSCJDI. Comprometida em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida (ou seja,saúde plena) de todo o povo de Deus, independente de quaisquer fatores de exclusão social, inclusive do credo.Atua em três dimensões: solidaria,comunitária e político-institucional.

Pastoral  da Saúde

Pastorais e Movimentos

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Cabe a essa pastoral a responsabilidade pela organização do dízimo. Para que haja organização, é preciso muita evangelização. A equipe da pastoral do dízimo tem essa missão: conscientizar os paroquianos, sobre sua responsabilidade, para com a comunidade onde vivem, e da qual fazem parte.

Pastoral do Dízimo

A Pastoral da Comunicação, mais do que se dedicar à operação dos meios de comunicação para divulgar os eventos através de boletim, jornal, rádio e site, tem a missão de fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais, comunidades como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade.

Comunicação

 

Pastoral da Comunicação

A Pastoral do Batismo tem por objetivo preparar pais e padrinhos que irão  batizar seus filhos e afilhados.
A missão de todo cristão batizado é celebrar o Mistério Pascal (ou seja, a participação nas missas dominicais e festas de preceitos), denunciar todo tipo de  injustiça, violência e exclusão, discriminação e falta de bom senso cristão, e  anunciar a boa-nova (O Evangelho de Jesus Cristo que está na Bíblia), de uma  maneira concreta e realista, ou seja, viver as atitudes de Jesus para com os seus familiares, parentes, amigos, conhecidos e até desconhecidos.

Pastoral do Batismo

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária.

“A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC 5)

Pastoral da Catequese

A Pastoral Litúrgica tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover iniciativas para animar a vida litúrgica da paróquia, cuidando da preparação e da realização e avaliação das celebrações, com a formação dos ministros (do canto, da comunhão, da palavra, leitores, etc) e do povo e com a organização da vida litúrgica.

Pastoral  Litúrgica

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização católica de âmbito internacional, composta exclusivamente por leigos, fundada em Paris, dia 23 de abril de 1833, por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros. Os seus membros são chamados confrades e consocias, ou simplesmente vicentinos.

As Conferências Vicentinas, são um  movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

Sociedade São Vicente de Paula

O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária, apaixonados por Ele e interiormente disponíveis para a sua missão. Apresenta-se visivelmente como uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa.

Apostolado da Oração

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus