ECUMENISMO E DIÁLOGO RELIGIOSO

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Jesus deseja que formemos um só rebanho com um só pastor – Evangelho de João 17.

O ecumenismo consiste no diálogo entre as Igrejas cristãs, buscando a unidade, vivenciando os valores cristãos. Buscar unidos o que nos une e nos torna mais cristãos a serviço da construção do Reino de Deus.

O CONIC (Conselho nacional das igrejas cristãs) é a união das igrejas cristãs que se esforçam para manter a unidade na diversidade.

Estas são as principais igrejas cristãs pertencentes ao CONIC: Igreja Metodista, Luterana, Anglicana, Episcopal e Católica.

O diálogo religioso consiste em um encontro fraterno de diálogo,de aproximação e de respeito mútuo entre as religiões cristãs e as não cristãs. Trata-se de um diálogo adulto, responsável, buscando fortalecer os valores existentes em cada religião, despertando entre as religiões diferentes ações positivas para o bem da humanidade.

Por exemplo, o Papa João Paulo II participou, há 30 anos, de um encontro pela paz, de diálogo inter-religioso em Assis, Itália.

Nas palavras de Zygmunt Bauman, o encontro pela paz que aconteceu em Assis nos diz isto: "É necessário confiar as esperanças do gênero humano não aos generais do choque de civilizações, mas a nós, soldados simples da vida cotidiana".

Zygmunt é o mais afiado estudioso da sociedade pós-moderna. Ele reflete deste modo sobre as guerras e sobre o diálogo: "Nós não podemos nos isentar de viver juntos, e, se há uma palavra que deve ser repetida continuamente, é: diálogo".

O Pastor Júlio, da Igreja Betel, de Bela Vista foi para nós um grande bom exemplo de um pastor da paz, ecumênico e respeitoso.

Pe. Geraldo Ildeo - março de 2019