EUCARISTIA: JESUS VIVO QUE NOS DÁ VIDA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A Eucaristia é o sacramento que nos proporciona a experiência vivenciada de comunhão entre nós e nosso encontro com Deus. É a expressão sacramental da presença de Jesus vivo e ressuscitado, alimento e força para todos nós.

Em Cristo todos nós formamos a Eucaristia. Somos uma hóstia, uma partícula do Corpo místico de Cristo. Somos uma célula viva de Jesus vivo e ressuscitado para nos fortalecer e nos dar esperança da vida eterna.

Quando a Eucaristia é assimilada em seu sentido sacramental, nós conseguimos superar os problemas de nossa vida: falta de amor, de dinheiro, de saúde, de alegria e até diante da morte. A Eucaristia nos alimenta de vida eterna e nos fortalece para vencer com Cristo as mazelas de nosso viver limitado. Este sacramento divino coloca-nos nas mãos protetoras de Cristo; nos ajuda a viver como irmãos diante do rico ou do pobre – Tiago 2,1. Incentiva-nos a descobrir o valor da reconciliação, levando-nos à criando da paz e da concórdia entre os irmãos – Mateus 5, 24. Pois fazer a oferta nas celebrações é disponibilizar a simesmo para que o Senhor nos una na mesa da vida diária através do banquete eucarístico. Quem se alimenta da Eucaristia assume o compromisso de se reconciliar com os contrários e com os que o prejudicam. A força que a Eucaristia nos transmite reforço para a criar a reconciliação e a paz entre todos nós.

A solução não consiste apenas em entrar na fila e “pegar” a hóstia consagrada da comunhão, mas em entrar em comunhão com Cristo, sua Igreja e com as pessoas que nos rodeiam, nos odeiam e até nos prejudicam. Alimentados pela Eucaristia devemos perceber a mão de Deus nos abençoando a nos guiar como um escudo pacificador.

O Sacramento é um sinal sensível. Tem de atingir nossos sentidos. Toca os nossos pensamentos e nossa vontade para nos fazer descobrir a beleza do amor e de servir aos irmãos. Recebendo a Eucaristia, sentiremos o olhar do Pai nos mirando amorosamente. Aí se dispara em nossa mente o compromisso com a caridade fraterna, para nos despertar para repartir o pão que mata a fome da fé e do corpo físico dos mais pobres.

O efeito da Eucaristia em nós é fazer-nos sentir a presença de Deus Pai em nós e dos irmãos mais carentes que nos ajudam a nos santificar pela caridade fraterna. Aí sim, iremos olhar os mais pobres com um coração mais misericordioso e para que eles possam nos ajudar na busca da fraternidade e da partilha do pão de cada dia. Então começamos a olhar os irmãos com o mesmo olhar que o Pai nos olha.

A Eucaristia é o mais que Deus tinha a nos dizer. É o que nenhuma palavra conseguiu comunicar totalmente o seu amor por nós. Não somos dignos desse amor divino, mas ele nos ama, vindo até nós como remédio, doando-se todo por nós e pela nossa salvação e felicidade completas.