Assembleia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Ipatinga.

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano tem um plano de ação evangelizadora e pastoral, que deve ser atualizado de quatro em quatro anos.  Esse Plano é dinâmico, evolutivo e deve estar dentro da realidade vivida pelo povo de Deus. Não é fixo. Deve ser atualizado de tempos em tempos. Vivemos atualmente um processo dinâmico, rápido de transformações sociais.

O Brasil, apesar de ter ainda uma grande parte da população rural, pode se dizer que a urbanização não está restrita à zona rural. Os campesinos vivem ao modo da realidade urbana: cibernet, internet, TV etc. Os que moram na zona rural já pensam no estilo urbano. Sofrem e assumem as mudanças sociais e adquirem comportamentos ao modo urbano.

Para se poder evangelizar, é necessário conhecer a realidade vivida pelos fiéis. O Plano da ação evangelizadora deve conhecer o modus vivendi dos fiéis e das mudanças de costumes que atingem a todos nós, urbanos ou moradores do campo.

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, devendo ser mesmo uma Igreja em estado permanente de missão, tem procurado pesquisar e ouvir os fiéis sobre o correto modo de ser igreja discípula-missionária atualizada.
Para se adequar o mais possível à realidade vivida pelos diocesanos, a Diocese promove em cada quatro anos, uma revisão, atualização, adequação e aperfeiçoamento dos seus métodos de condução do seu rebanho. Essa pesquisa pastoral acontece, em cada quadriênio, a partir de cada comunidade paroquial e em cada paróquia. É buscar nas bases os anseios, críticas, sugestões e propostas para se aperfeiçoar a evangelização dos fiéis, em cada
família e em cada comunidade.

A ASSEMBLEIA NA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A paróquia é uma célula viva da Diocese e de toda a Igreja. Somos parte desta Igreja particular. Participamos ativamente da pastoral eclesial e diocesana. Estamos em sintonia com a Igreja, com a CNBB, estudando seus ensinamentos como os Documentos últimos 108 e 109.

Em consonância com a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, para atualizar e aperfeiçoar o Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral, cujas prioridades são:

organizamos uma Assembleia em cada uma das cinco comunidades paroquiais (Águas, Bela Vista, Cariru, Vila Ipanema e Castelo) e no dia 13 de agosto último fizemos a Assembleia paroquial, que teve estes passos:

- Conhecer, rever e relembrar as propostas enviadas ao centro Regional da Diocese.

- Fundamentar o sentido bíblico e teológico da Igreja em missão permanente.

-Refletir sobre a cura operada por Jesus do cego e mendigo em Jericó. Ele acreditou, quis sair da vida de marginalizado, renunciou ao seu único manto, deu um pulo para seguir a Jesus.

- Aprofundar e assumir as propostas vindas das outras paróquias, valorizando os quatro pilares na construção desta casa (comunidade), as Novas Diretrizes nos indicam quatro pilares, que serão a base da Comunidade Eclesial Missionária, o que lhe dará sustentação:A Palavra/O Pão/A Caridade/A Missão.

- Fazer propostas concretas contribuindo para a realização da próxima Assembleia Regional da Diocese, para, posteriormente participar da Assembleia Diocesana que analisará e assumirá, por mais quatro anos, as propostas paroquiais que nasceram de cada comunidade paroquial, de cada paróquia e de cada regional. 

Padre Geraldo Ildeo Franco - Pároco