O CENTRO DO FIM DO MUNDO!

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

O título desse tópico lhe causa estranheza? Se a resposta for sim, alcançamos nosso objetivo de chamar sua atenção. É muito comum usarmos visões-expressões apocalípticas em um sentido negativo, impactante, porém elas se fazem construções e chaves interpretativas de grande utilidade e gênero literário quando propriamente usadas. Não se trata aqui de fazer suposições ou datações sobre os últimos acontecimentos do mundo, mas reafirmar sua plenitude final em Cristo. Como já falado em nosso texto introdutório, teremos a missão de fundamentar a Escatologia Cristã Católica, que para nós é completa, única e verdadeira; porém respeitamos profundamente as pessoas de correntes de pensamento diferentes da nossa.

Para bem entendermos essa matéria, antes de mais nada, precisamos traçar seu centro paradigmático, ou seja, seu modelo e espelho. A este não há outra possibilidade senão ser a própria pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado. Ele é o fundamento da fé, da história humana. Vale ressaltar que, no início do Primeiro Testamento, não havia a esperança na ressurreição: aqueles que morriam, assim se pensava, iriam simplesmente para o sheol, a morada dos mortos, para um sono eterno onde bons e maus teriam a mesma vida.  Entretanto, aos poucos os judeus já se davam conta da continuação de vida plena com e em Deus. A Ressurreição é um evento universal: é a amizade plena com o Senhor, a felicidade sem fim, a plenitude da Vida!

Posto isso, nos é certo que as coisas últimas que acontecerão nada mais são que o cumprimento amoroso daquilo que o Pai sonhou para nós desde o início em Cristo. “Disse-me, então: “Está feito.Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei gratuitamente água da fonte da vida” (Ap 21,6). Jesus é, assim, o Fim de toda a criação e de toda a humanidade: Jesus é o nosso único Futuro; Futuro certo, Futuro para o qual tudo quanto foi criado caminha

Enfim, concluímos assim que, nosso Fim é Deus que vem a nós em Jesus Cristo para nos salvar com seu Espírito Santo. Nele tudo se explica: o céu é estar com ele; o inferno é perdê-lo; o juízo é se ver na sua luz; o purgatório é ser purificado no seu Amor e Verdade!

Por Alef Cesar Augustinho – CICM

Referências bibliográficas:

FRANCO, Ildeo Geraldo.  Alguns assuntos relativos à Escatologia: os novíssimos do homemIpatinga, abril de 2016. 2p.

Catecismo da Igreja Católica (CIC).

SICURO, pe. Edvino SVD. Respostas da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja Católica. Curitiba, novembro de 1992. 63p.

COSTA, Dom Henrique Soares da. Escatologia - Sobre o fim do mundoAracaju, maio de 2009.

BELMONTE, Alexandre. A escatologia das religiões.  Disponível em: www.napec.org (Apologética Cristã) 

Bíblia Sagrada, edição da CNBB.