O CULTO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Existem milhares de religiões. Cada uma delas tem suas crenças, cultura, ritos, mitos e modos como se relacionam com o divino. Respeitamos a todas elas. Mas escolhemos uma delas. Optamos por crer no Deus de Jesus Cristo. Cremos que Deus amou tanto este mundo que nos mandou um salvador, seu Filho Jesus, que, tendo sido anunciado pelos profetas, nasceu de Maria de Nazaré.

Os quatro dogmas marianos mostram a integração de Maria com os fiéis cristãos em todos os tempos:

· Maternidade divina.

· Virgindade de Maria.

· Imaculada Conceição.

· Assunta ao céu.

Jesus, filho de Maria de Nazaré, viveu na palestina, fez o bem a muitos, envolveu os que o aceitavam para a construção do Reino de Deus.

Jesus nasceu como um ser humano. Mas nele residia a divindade. Ele foi gerado, amamentado, protegido e formado por Maria. Ela foi preparada, santificada e adequada, desde toda a eternidade, para ser a Mãe do Salvador.

Por isso, ela mesmo proclamou para Isabel: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.

 O culto da Igreja pela Virgem Maria está intrínseco ao culto cristão. Maria é honrada, respeitada, querida e cultuada desde os inícios da Igreja.

Qualquer homenagem prestada a Maria deve nos levar a Jesus e à Igreja, dado que ela SEMPRE esteve com Jesus e com a Igreja primitiva, desde sua concepção até a sua ascensão ao céu. 

A Igreja nasceu com a presença de Maria entre os apóstolos. Cremos que ela foi a primeira discípula e a primeira a ressuscitar com Cristo, para poder contemplar a glória celeste, diante do trono da Santíssima Trindade.

Até hoje Maria se faz presente no coração da Igreja e dos fiéis.

Maria foi glorificada de corpo e alma, no céu e na terra. É o melhor modelo de seguidora de Jesus. Por isso, os cristãos (não só os católicos) prestam inúmeras homenagens a Maria com a récita do rosário, com as festas marianas, com a liturgia, com os milhares de templos e santuários dedicados a ela.

O culto à Virgem Maria necessariamente está ligado às Sagradas Escrituras, à Igreja nascente, à igreja atual, especialmente aos povos mais pobres e carentes.

Novembro 2019    Pe. Geraldo Ildeo Franco