Marcha Global do Clima

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

 A 21ª Conferência do Clima (COP 21) será realizada em dezembro de 2015, em Paris, e terá como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. A partir da elaboração da Convenção durante a Rio-92, há 23 anos.

A Encíclica do Papa Francisco Laudato si está sendo lida e estudada por todos os cinco Continentes, católicos, cristãos, gente de todas as religiões e até ateus estão tomando consciência da importância do apelo papal em favor da proteção à vida.

 Todos estamos sendo chamados a nos converter ao bem ecológico para a mesma sobrevivência dos seres vivos no globo terrestre.

No Encontro Mundial dos Movimentos Populares, o Papa Francisco afirmou que, para se obter boa qualidade de vida e não se danificar o meio ambiente, muitas vezes se requer uma ação política prudente por parte dos funcionários eleitos. Reconheceu que não podemos deixar tudo nas mãos dos grandes dirigentes, das grandes potências e das elites. Disse Bergoglio: “Está fundamentalmente nas mãos dos povos; na sua capacidade de se organizarem e também nas mãos que regem, com humildade e convicção, este processo de mudança e de conversão ecológica”.

A Igreja assinou um termo de compromisso com cada Continente no sentido de todos se unirem para preservar a vida, proteger a natureza, cortar no máximo todos os tipos de poluição que danifiquem o meio ambiente.

No dia 29/11, UM MILHÃO de homens, mulheres e crianças irão participar no mundo inteiro da “Marcha Global pelo Clima”. A Marcha será realizada em Londres, Berlim, Madri, Amsterdã. Bogotá, Johannesburg, Dhaka, Campala, Omala, Roma, São Paulo, Sydney, Seul, Otawa, Tóquio e em outras milhares de cidades.

Os 50.000 representantes – 25.000 delegados oficiais e 25.000 participantes com vários interesses vão se reunir na COP21 para ouvir a mensagem da Laudato si.

O papel dos cidadãos é que todas as providências sejam tomadas para que a COP21 seja vitoriosa e responsável, para conseguir repercussão direta nas grandes negociações e decisões mundiais.

No mundo inteiro as missas do dia 29/11 terão como tema e intenção exatamente para que a COP21 obtenha sucesso, seja ouvida, respeitada e obedecida em suas propostas em favor de um mundo melhor para todos.

Vamos entrar em contato os sites do Vaticano e tantos outros sobre a COP21.

http://globalclimatemarch.org/es/

encyclica@justpeace.va

 

ORAÇÃO PELA TERRA

Deus de amor, ensina-nos a cuidar deste mundo como nossa casa comum.

 Inspira os líderes governamentais que se reúnem em Paris.

- para que escutem e prestem atenção ao clamor da terra e ao clamor dos pobres;

- para que se unam de mente e de coração dando uma resposta corajosa;

- que busquemos o bem comum e protejamos o belo jardim terrestre que criaste para nós, para todos os nossos irmãos e irmãs, para todas as gerações vindouras. Amém.

 

 Pe GIldeo – 24 novembro 2015