SÃO JOÃO MELCHIOR BOSCO

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Nasceu em 16/08/1815 – Becchi – Turim – Itália.

Faleceu em 31/01/1888 -  Turim.

Dom Bosco foi um sacerdote católico italiano, fundador da Congregação Salesiana. Foi atuante em assuntos sobre educação. Protetor da juventude. Foi canonizado pelo Papa Pio XI.

 Bosco era Filho de Francesco Bosco e de Margherita Occhiena. Ficou órfão com apenas dois anos de idade. Tinha dois irmãos: Antônio, filho do primeiro casamento de seu pai e José, seu irmão mais velho. Iniciou seus estudos com nove anos de idade.

Aos nove anos teve um sonho quando recebeu o seguinte conselho: “Torna-te forte, humilde e robusto. A seu tempo, tudo compreenderás. Aprende com os saltimbancos dos circos ambulantes, dá espetáculo para seus colegas, conta-lhes histórias e conquista-lhes o coração. Leva todo mundo para a Igreja”.  

Aos 16 anos entrou na escola de Castelnuovo D'Asti.

Aos 20 anos ingressou no seminário de Chieri. Além de estudos religiosos, aprendeu quatorze ofícios, entre eles o de alfaiate, ferreiro, encanador e tipógrafo.

Em 1841 foi ordenado sacerdote. Logo iniciou, em Turim, sua obra de educação de crianças sem família. Foi ao encontro desses meninos e começou seu trabalho no “Oratório de Dom Bosco”, que logo chegou a ter 80 jovens amparados.

Em 1847, passou a reunir os jovens em um internato-escola.

Em 1853 criou uma escola profissional onde tinha oficinas de alfaiate, marcenaria, mecânica e tipografia.

Em 1859, Dom Bosco formou a primeira turma de jovens educadores. Esse grupo deu origem à “Congregação Salesiana”.

Em 1861, o internato do Oratório de Valdocco reunia cerca de 800 jovens.

Em 1861, Maria Domingas Mazzarello, junto com sua amiga Petronilla organizam uma oficina de costura para meninas, na cidade de Mornese.

Em 1863 a oficina começa a acolher meninas órfãs. Com a supervisão do padre Domingos Pestarino, que havia se associado aos salesianos. Com o apoio de Dom Bosco, é então organizada uma congregação religiosa feminina com o nome de “Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora”.

Em 1876, Dom Bosco criou a “Associação dos Cooperadores Salesianos”, à qual deu um regulamento específico com o objetivo de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil. Nesse mesmo ano, a Associação foi aprovada pelo para Pio IX. 

Dom Bosco construiu em Turim a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.  Foi encarregado pelo Papa para construir o Santuário do Sagrado Coração em Roma.

Fundou 59 casas salesianas em seis países.

Dom Bosco faleceu em Turim, Itália, no dia 31 de janeiro de 1888.

Em 1929 foi beatificado. Em 1934 foi canonizado pelo Papa Pio XI.

 Foi aclamado pelo papa como "O Pai e Mestre da Juventude".

João Bosco, de origem pobre, com uma sábia mãe, pôde se dedicar ao sacerdócio em favor dos meninos pobres, abandonados que viviam nas ruas.

Quando Dom Bosco fundou a congregação dos padres salesianos, ele queria que seus padres fossem padres de “manga de camisa” e não cheios de paramentos. Que fossem o “sal da terra” e seguissem os exemplos da bondade de São Francisco de Sales.

As obras de São João Bosco, de educação e evangelização, hoje se encontram atuando nos cinco continentes do mundo.

Padres, irmãs leigos e irmãs salesianas e, cooperadores estão espalhados por todo o mundo instruindo, educando e resgatando jovens, desde as creches até as universidades, para uma vida digna, feliz e útil à sociedade.

 

Pe. Geraldo Ildeo Franco – janeiro 2020.