PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - PASTORAL DA JUVENTUDE

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

1) - A Igreja fez opção preferencial pelos jovens.  A maior parte da população brasileira é jovem. Os jovens têm um espaço na Comunidade. Sua função é ajudar, participar, colaborar, dar presença, oferecer-se para aperfeiçoar o processo de evangelização.

 - A Pastoral da Juventude – PJ  é prioridade da pastoral da PSCJ.

- Os jovens trazem novas idéias, críticas construtivas, contribuem para ampliar e melhorar a evangelização. Ajudam a aperfeiçoar a organização da Igreja para otimizar sua eficiência.

Temos que nos “agarrar” aos jovens se quisermos uma Igreja libertadora, evangelizadora, discípula-missionária, com maior força de atrair mais fieis para o rebanho de Cristo.

- A PSCJ tem uma organização que visa envolver CADA paroquiano em suas atividades pastorais, sociais, celebrativas, devocionais, de empreendimentos em favor da evangelização. Trabalhamos em equipe, em comunidade, organicamente, em grupo, dando vez e voz a CADA paroquiano. Não admitimos nem desejamos ter grupos isolados, paralelos fora do planejamento paroquial.

- É IMPOSSÍVEL trabalharmos com os jovens sem a participação dos pais. Se os pais não comparecem às nossas atividades, o trabalho com os jovens fica incompleto e corre riscos de ficar sem efeito.

- Quatro vezes por ano os pais dos jovens que tenham menos de 18 anos serão convocados para uma reunião de planejamento e de revisão dos trabalhos, em vista de melhorar nossas ações pastorais.

- O trabalho da PSCJ é vivo, orgânico, corresponsável, ligado à Diocese e à Igreja. Por isso, TODOS lemos e conhecemos o calendário diocesano e paroquial. Todos devemos ler e conhecer as normas da PSCJ e o Livro da Caminhada da Diocese.

- Oferecer artigos catequéticos para o Jornal Coração Aberto.

- Ler e difundir o Jornal Coração Aberto mensalmente

- Abrir o site da PSCJ:  www.pscjdi.org.br

- Email da PSCJ: pscjdi@ig.com.br

- Conhecer os horários de funcionamento da Secretaria Paróquia: de segunda a sexta feira: de 8às 11h00 e de 13 às 17 horas – Sábado: de 08 às 11h00.

- Telefone da Secretaria Paroquial: 313 825 1137

- O planejamento pastoral da PSCJ é feito em novembro para abranger todo o ano seguinte em suas atividades pastorais.

- Se a PSCJ acolhe os jovens, torna-se RESPONSÁVEL por qualquer problema bom ou ruim que possa acontecer em suas dependências. Como lidamos com jovens com menos de 18 anos, a nossa responsabilidade é maior e podemos até responder em JUÍZO se algo de errado acontecer em nossas salas.

- As comunidades dividem seus trabalhos em cinco setores, todos começados pela letra C: CONTAS, CONSERVAÇÃO, COMUNIDADE, CULTO E CATEQUESE.

- A PJ se liga no C de comunidade. É integrada na comunidade: planejamento, execução, reuniões, festas e celebrações, atividades sociais e evangelizadoras.

- Conhecer por nome e contatos freqüentes os coordenadores da PSCJ e de sua Comunidade.

2) A PSCJ tem esta proposta para as atividades da PJ:

Formar três tipos de grupos homogêneos

- Jovens-adultos – acima de 18 anos. Quem não foi crismado: deve freqüentar a catequese da crisma.

- Jovens adolescentes já crismados – de 16 a 18

- Jovens adolescentes não crismados – de 14 a 15 anos. Só pode pertencer a este grupo quem está freqüentando a catequese paroquial.

b) Cada grupo de jovens tenha no máximo de 15 a 20 jovens

c) Cada grupo tenha ao menos um casal apoio que dê freqüência e presença nas reuniões, celebrações e atividades gerais.

d) Cada grupo tenha obrigatoriamente estas quatro atividades: oração – estudo – atividades sociais – lazer.

e) Cada grupo tenha um nome, lema, objetivos concretos

f) A missa semanal é ESSENCIAL para quem quer pertencer ao grupo de jovens da PSCJ

g) Os Coordenadores e os casais-apoios devem ter mensalmente contato e reunião com o pároco e com os coordenadores da própria comunidade.

h) Aceitamos jovens de outras paróquias, desde que estejam engajados nos serviços da PSCJ.

i) Uso do C4: há normas que devem ser respeitadas. Todos devemos ZELAR pelo ambiente que usamos.

j) Trabalhos em que os jovens podem ajudar: música – assumir uma missa por mês – semana santa – natal – barraquinhas – acolhida nas portas do templo antes das missas – pastoral do dízimo – estudo bíblico – CF – Assembléias – cuidar das crianças menores de 6 anos durante as missas.

l) Os jovens que freqüentam o Cariru: vamos reformar o Templo. Os jovens assumam trabalhos, promoções e meios para conseguirmos fundos$$$ para as despesas.

m) A PSCJ tem seu uniforme próprio. Quando os jovens estão agindo em nome da PSCJ devem usar o uniforme da PSCJ.

Pe. Geraldo Ildeo Franco – pároco.