DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08/03

 Não temos uma data exata e uma única causa da origem do Dia Internacional da Mulher. Muitos acidentes, incidentes e mortes de mulheres ocasionaram um clamor mundial pela justiça e pelo respeito em relação às mulheres. Aliás, até hoje a luta por justiça não cessou e se torna cada vez mais necessária.

No dia 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, nasceu o Dia Internacional da Mulher, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial.

A mão-de-obra feminina estava sendo explorada covardemente pelos Empresários de um modo injusto e opressor. Uma greve foi organizada em protesto mobilizando as operárias na indústria do vestuário de Nova York contra as más condições de trabalho.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada a proposta, apresentada pela socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um Dia Internacional da Mulher, sem data ainda determinada.

Em 1911 o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Em Copenhague, 1910, aconteceu o VIII Congresso da Internacional Socialista, liderado por Alexandra Kollontai e Clara Zetkin, quando foram discutidas medidas até policiais para reprimir a exploração selvagem contra as mulheres.

Em 25 de março de 1911, um grave incêndio aconteceu na fábrica da Triangle Shirtwaistmataria, quando morreram 146 trabalhadores - a maioria costureiras. Tantas mortes foram atribuídas às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Eva Blay, afirma que a morte das trabalhadoras da Triangle foi incorporada ao imaginário coletivo, colocando este acidente erroneamente como a origem desde 1950, do Dia Internacional da Mulher.

Liliane Kandel e Françoise Picq 1955, num artigo do jornal L'Humanité, afirmam que surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil de Nova York, em 1857 - duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio criminoso na fábrica.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução Russa de 1917. Em 8 de março de 1917 a greve das operárias reacendeu a união das mulheres para exigirem que seus direitos e dignidade fossem respeitados.

A opressão contra os operários e em especial contra as mulheres nas fábricas provocou inúmeros incidentes que despertaram nas mulheres uma conscientização dos seus direitos e sua dignidade que deveriam ser sempre respeitados.

Muito sangue foi derramado e muita gente morreu para que se criasse um clamor público e mundial em defesa primordialmente das mulheres. Das injustiças perpetradas contra as mulheres surgiu o Dia Internacional da Mulher no mundo inteiro.

No Brasil os atos de injustiça e de violência acontecem a cada minuto contra as mulheres não só nas fábricas. Diariamente são muitas as notícias sobre a violência doméstica, a discriminação, o machismo e contínua vontade de depreciar a Mulher.

Não é à toa que as Mulheres no Brasil estão ocupando em maioria os bancos das Universidades e assumindo cargos centrais de gestão nas Empresas e até na Política.

Com inteligência, as mulheres do Brasil estão se impondo pela sua habilidade, por sua capacidade deadministrar e de liderar e de gerir os negócios nos vários setores da sociedade.

Elas não estão esperando ser respeitadas. Elas estão crescendo e começam a dominar e superar os obstáculos para colaborar por um Brasil melhor e para o bem de todos.

Parabéns às Mulheres que enobrecem o Brasil por sua garra e vontade de vencer pela inteligência e por suas habilidades.

Que nós denunciemos qualquer tipo de desrespeito contra qualquer que seja a Mulher!

Pe Geraldo Ildeo Franco – março 2018

 

Voltar

 

 

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus