A Alegria do Amor

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

 O Papa Francisco publicou recentemente a Encíclica Pós Sinodal sobre o Amor na Família, constituindo como afirma o título, um verdadeiro dom de alegria Pascal para os lares cristãos e toda a sociedade. A estrutura do documento se divide em 09 capítulos. Sua temática apresenta pontos substanciosos, valiosos para a edificação e formação da família, quais sejam:

1. A luz da Palavra (iluminação bíblica sobre a vocação e missão da família); 

2. A realidade e os desafios da família (a formatação da família atual diante dos desafios culturais e religiosos);

3. O olhar fixo em Jesus (a família no projeto do Reino e a transmissão da fé);

4. O amor no matrimônio (caridade conjugal e amor apaixonado);

5. O amor que se torna fecundo (acolhida e abertura para a vida);

6. Algumas perspectivas pastorais (o cultivo e preparação da vocação para o casamento e a vida familiar, os primeiros anos, as crises conjugais, as rupturas e as perdas); 

7. Reforçar a educação dos filhos (a formação ética, os limites, a educação sexual, a iniciação e a fé);

 8. Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade (acompanhamento, aconselhamento, também discernimento com ajuda de um sacerdote);

9. Espiritualidade conjugal e familiar (a comunhão e a perspectiva sobrenatural, unidos em oração, amor exclusivo e libertador, a solicitude, consolação e estímulo). 

Como podemos apreciar, há uma visão grandiosa e empenhativa do amor matrimonial sem deixar de acolher com misericórdia, na lei da gradualidade,  as fragilidades,  rupturas e contradições.  Investe-se na importância e principalidade  pastoral e social da família como o maior recurso do Estado, como o patrimônio mais valioso da humanidade,  como a célula mater da Igreja. Essa luminosa Encíclica vem fortalecer a família com renovada confiança na sua resiliência e capacidade de educar, transmitir a fé, acolher a vida, testemunhar um amor belo, apaixonado, de terna doação, gerador de eternidade, de paz e misericórdia. Deus seja louvado! 

 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo de Campos (RJ)