NOVENA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 2016

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

O Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro da Paróquia que tem o seu nome, em Ipatinga. São cinco comunidades interligadas organicamente em suas atividades pastorais: Comunidade Santa Rita - Águas, Comunidade Imaculado Coração de Maria - Bela Vista, Comunidade São Judas - Castelo, Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Vila Ipanema e Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Cariru. Cada comunidade tem o seu Padroeiro, tendo todas simultaneamente o Sagrado Coração de Jesus que atinge e abençoa a todas as cinco comunidades.

A novena em preparação à festa teve início no dia 27 de maio e foi concluída no dia 04 de junho, e dia 05 de junho foi a grande festa do Padroeiro, dia internacional do Meio Ambiente.

Durante a novena do Sagrado Coração de Jesus refletiu sobre a Campanha da Fraternidade 2016, que trata sobre o cuidado que todos nós devemos ter para zelar pela conservação da natureza. A sobrevivência de todos nós, desde os vegetais, depende da conservação da natureza. Não podemos aceitar a poluição dos rios, das terras, do ar, do mar. A vida depende da saúde da natureza e do meio ambiente.

Já o profeta Amós 5,24, nos alertava para zelarmos pela natureza: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. É responsabilidade nossa zelar pela casa comum, a natureza, o ambiente onde vivemos.

Jesus tem inúmeros títulos e qualidades divinas e humanas. Jesus é a vida, a fonte da vida. Ele quer que todos nós tenhamos a vida e a tenhamos em abundância. Conforme Amós, a vida depende da prática da justiça para todos e não apenas para alguns privilegiados.

A novena do Sagrado Coração de Jesus brilhou pela sua boa organização: liturgia viva; presença de padres amigos que vieram celebrar conosco, deixando para nós reflexões em suas homilias cheias de ensinamentos pastorais; participação em todas as noites dos fieis interessados em buscar mais reforço para sua vivência cristã. Cremos que os bons efeitos da Novena haverão de produzir frutos de maior solidariedade, fraternidade e misericórdia entre nós.

Que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus continue acendendo em nossos corações muito amor e um coração generoso cheio de paz e de felicidade.

 

Pe. Gildeo – 06 de junho 2016