MENSAGEM POR OCASIÃO DO DIA DO/A CATEQUISTA – 28/08/2016

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

O mês de agosto leva-nos a conhecer e valorizar os vários tipos de vocação na Igreja. É também o mês dos pais, do padre, dos religiosos.

Sabemos que a Igreja depende da catequese para poder sobreviver, ampliar sua ação evangelizadora e anunciar Jesus Ressuscitado a todos os povos. Sem a catequese a Igreja deixa de existir e de crescer em sua fé e em suas ações.

A Catequese é a sementeira da Igreja. É o instrumento privilegiado para podermos despertar especialmente nas crianças e jovens o sentido de se tornarem discípulos-missionários de Jesus Cristo na Igreja. Os e as catequistas são pessoas voluntárias que se propõem gastar seu tempo para colaborar com as famílias, completando a catequese recebida nas famílias dos catequizandos.

A catequese é o discipulado adequado para a vida da Igreja; determina o rumo que a Igreja deve tomar para ser o sinal sacramental evangelizador de Jesus neste mundo.

A catequese, especialmente hoje, depende das famílias.  Os primeiros catequistas são os pais e a família engajada na pastoral da Igreja.

As paróquias colaboram com as famílias oferecendo horários para que as crianças e os jovens possam receber uma catequese orgânica, bíblica, sacramental e comprometedora, dentro das orientações da Igreja para que se tenha uma fé esclarecida voltada para a caridade e misericórdia.

Cremos que os problemas, as deficiências e as falhas da Igreja hoje são provocadas pela falta de catequese. A conversão pessoal nasce de uma catequese que toca o coração e as mentes dos catequizandos. O tal católico não convertido, não praticante, não catequizado, não instruído na catequese, em geral é um empecilho e um estorvo para a mesma igreja.

 Todos nós devemos ser catequistas e apoiar, ajudar, colaborar com o bom andamento da catequese, quisermos ser Igreja e ter uma Igreja viva e realmente a casa de Deus neste mundo.

No dia do catequista, no ano da misericórdia, a PSCJ agradece a Deus pelos nossos queridos catequistas. São pessoas abnegadas, que gastam seu tempo para encantar os catequizandos com a pessoa de Jesus na Igreja, na comunidade e na sociedade.

Reconhecemos o grande e fundamental Catequistatrabalho dos catequistas. Eles e elas são maravilhosos em seu testemunho de doação, de disponibilidade e de serviço aos nossos catequizandos.

A Paróquia Sagrado Coração agradece muito a Deus pelos seus catequistas abnegados, que se doam dia a dia, o ano inteiro, em favor das crianças e jovens, despertando em todos grande amor a Jesus e à sua Igreja.

Pe. Geraldo Ildeo Franco - pároco