PRIMEIRA EUCARISTIA: ALEGRIA E EMOÇÃO!

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Ipatinga, no dia 03 de dezembro 2017, no Templo reformado e lindo, dia de São Francisco Xavier, aconteceu a celebração eucarística em que cerca de cinquenta crianças-pré-adolescentes, depois de cinco anos de catequese, participaram pela primeira vez da Mesa Eucarística, recebendo o Corpo e o Sangue de Jesus.

A catequese insere o candidato, desde criança até a vida adulta, no Cristo Jesus, em sua Igreja, comprometendo-se, com a família e com o bem social dos menos favorecidos. Não basta decorar o catecismo, a doutrina, a bíblia e as normas da Igreja. A catequese ajuda o catequizando a se tornar um discípulo, missionário, sal da terra, luz do mundo e um verdadeiro sacramento do Amor de Deus entre nós. Receber a Eucaristia é alimentar-se de Jesus para a própria salvação e para se doar como Jesus o fez: para viver a caridade fraterna.

A catequese supõe a aceitação do catequizando dos projetos de santificação na Igreja oferecidos por Jesus. Supõe o interesse do catequizando, a participação de seus pais e o trabalho árduo dos catequistas abnegados.

Os catequistas dedicam-se por anos para formar novos cristãos-católicos comprometidos com a construção do Reino de Deus. Continuamente os catequistas convivem com os catequizandos, semeando em seus corações o Evangelho, a boa semente do amor, da fé e da esperança.

Quando a criança comunga pela primeira vez, ela está se entregando a Jesus para ser uma Igreja viva e construtora do Reino de Deus.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus não existe catequese apenas sacramentalista. Formamos cristãos responsáveis, maduros, comprometidos com o Cristo, com a Igreja, com a família e com os mais carentes. Quem participou da Eucaristia pela primeira vez irá continuar a catequese em vista de poder confirmar sua adesão a Jesus.

A celebração da Eucaristia do dia 03/12 foi uma verdadeira apoteose de alegria pelo lindo trabalho feito pelos catequistas. Foi um momento celebrativo de fé dos familiares, dos catequistas, dos catequizandos e de toda a Paróquia. Foi um dia de glória para os catequistas e de toda a Paróquia.

Esperamos que estas crianças que participaram pela primeira vez da Sagrada Eucaristia, continuem no Cristo, na Igreja, na catequese paroquial, tornando-se uma Igreja viva e missionária para onde quer que vão morar, viver ou estudar.

COINCIDÊNCIA E EMOÇÃO

Por uma coincidência incrível, estava participando desta Celebração Eucarística o Dr. Romel Erwin, acompanhando um filho de coração que estava ali para receber a Eucaristia pela primeira vez.   Ele, quando era presidente da Usiminas, conseguiu a doação do Templo do Cariru para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano à qual pertence a Paroquia Sagrado Coração de Jesus. No dia 27 de setembro de 2015 ele veio até nós e nos deu a notícia oral da doação do Templo diante dos fiéis e do Bispo Dom Marco Aurélio.

Não sabemos explicar a coincidência divina: o Dr. Romel (sem saber de nada) estava participando daquela Missa, quando iríamos mostrar aos paroquianos o Documento do Registro do imóvel do Templo que agora passou a ser propriedade da Paróquia. Por isso, ele foi convidado a entregar publicamente ao Pároco Padre Geraldo Ildeo Franco, o Documento do Registro do Imóvel do Templo, para a emoção de todos os presentes.

A ESPERANÇA MOVE NOSSOS CORAÇÕES!

Muitas alegrias com a festa da Primeira Eucaristia! Temos esperança em uma Igreja viva com os jovens e seus familiares engajados na Igreja.

 Muitas emoções, tendo em mãos o Registro de propriedade do imóvel do Templo do Cariru.

A data de 03/12/2017 fica registrada na históriada Paróquia Sagrado Coração de Jesus como um marco histórico e inesquecível nos corações dos fiéis que amam esta Comunidade onde formamos novos cristãos para a construção do Reino de Deus.

Pe. Geraldo Ildeo Franco - pároco.