Dia Internacional da Mulher - 8 de março

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

 - Conforme a Wikipédia, o dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

 - No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

 - No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

 - Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal).

Somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

  O OBJETIVO DA DATA

- Tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

CONQUISTAS DAS MULHERES NO BRASIL

Dia 24 de fevereiro de 1932 as mulheres brasileiras conseguiram o direito de votar.

- No Brasil, comemoramos em 30 de abril o Dia Nacional da Mulher.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

- Nós vivemos em um mundo capitalista, em que vale é a força bruta, a produção quantitativa na Indústria e no Comércio. A quantidade do produto final e o lucro é o que interessa para um sistema desumano que passa como um rolo compressor em cima dos mais fracos, como se a mulher fosse inferior ao o homem.

- Subestima-se a inteligência da mulher. Não querem ver os valores e as potencialidades das mulheres.  Ainda que já se tenham obtido algumas vantagens para defender a mulher, a luta pelo respeito às mulheres continua e se torna obrigatória para que não aconteça um retrocesso.

- Pelo Direito natural e pelos preceitos da Justiça, não podemos discriminar, depreciar, desconhecer nem humilhar nenhum ser humano.

- Ser mulher não é um destino que privilegia o homem em detrimento da mulher. A mulher vale por ela mesma. Ela é um ser humano dotado de inteligência, vontade, amor e capacidade de progredir e de nos dar vida e amor.

Nós homenageamos as mulheres lutadoras, guerreiras. Somos conscientes de sua missão na terra: ser uma pessoa digna, ser mãe, ser esposa, ser continuadora da obra criadora de Deus, contribuir para a construção de um mundo mais humano.

- Nós pedimos desculpas a elas pelas grosserias, chistes, discriminação e falta de sensibilidade à pessoa da Mulher.

- Nós incentivamos as mulheres a continuarem sua luta contra a grosseria, contra o machismo e contra qualquer injustiça que venha a ofender ou pisar nas nossas companheiras de todas as horas.

- Parabéns por você ser Mulher, a linda flor que nos traz a vida e nos ensina a grandeza de amar.

Vocês nos ensinam a nos doar, a sermos felizes. Vocês despertam em nós o sendo do belo, do justo e da verdade.

 

ORAÇÃO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

“Ó Deus, Vós fizestes o ser humano um pouco menos que um deus e o coroastes de glória e esplendor...” – Salmo 8.

Deus, nosso pai e mãe, criador de todo o universo, nós vos adoramos como a fonte de toda a vida e de todo o amor.

Vós criastes o universo para que nós o dominássemos para o bem da vida de todo o planeta. Homem e mulher, todos nascemos de vós.

Colocastes nos seres humanos um pouco de vós: inteligência, vontade, capacidade de criar, de amar e de continuar a vossa obra em favor da vida para a felicidade de cada um de nós.

No dia internacional da Mulher, nós vos agradecemos por nos ter dado a Mulher que é mãe, fonte de vida, de amor, de alegria e de esperança para todos nós.

Que homem e mulher se completem e se amem para a completa formação das famílias.

Nós, criados pessoalmente por vós, Senhor Deus, queremos nos unir para construir um mundo de justiça, de paz, de caridade e de misericórdia.

Hoje e sempre, homenageamos as Mulheres, nossas irmãs, mães, esposas, companheiras, consoladoras, apoio nas horas difíceis e maturidade nos momentos de alegria. Reconhecemos nas mulheres a mais perfeita obra da criação, sinal do vosso amor e da vossa inteligência entre nós.

A Virgem Maria, mãe de Jesus, seja o modelo para todas as mulheres, exemplo de vida, estímulo para que as mulheres se amem, se sintam fortes e amadas por todos nós.

Pedimos a Deus, para todas as Mulheres muito respeito, carinho e admiração!

Pe. Geraldo Ildeo Franco