COMO LER A BÍBLIA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

II Timóteo, 3,16 e 17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra”.

Ao iniciar a leitura bíblica, ou Sagradas Escrituras,nós devemos tomar alguns cuidados, dado que este Livro Sagrado foi escrito em outra época, com vários tipos de literatura, em outros costumes, em linguagem oriental, por pessoas simples que viviam na pobreza do deserto da Judéia.

Antes de ler algum livro da Bíblia é fundamental que se leia e se entenda a explicação anterior a cada livro que se encontra na Bíblia católica.  Ninguém se atreva a querer interpretar ao seu modo nem para se justificar em seus erros. Não se lê Bíblia para condenar ou para corrigir os outros. Lê-se a Bíblia para a própria conversão.

Encontramos três línguas nos escritos bíblicos: hebraico, aramaico e grego.

TEXTO – CONTEXTO - PRETEXTO

Quando lemos o texto sagrado devemos ler para nós mesmos, para assimilarmos a Mensagem divina e para a nossa conversão.

Não basta ler o texto bíblico. Para entendermos melhor o que Deus nos quer falar, devemos estudar eclesialmente o contexto histórico, cultural, religioso, filosófico da época em que foi escrito o que vamos ler. Além disso, devemos conhecer o pretexto pelo e para o qual o Autor sagrado escreveu, o motivo da existência do livro, para quem escreveu, a mensagem central do livro, o estilo literário utilizado.

VÁRIOS ESTILOS LITERÁRIOS DENTRO DA BÍBLIA

Encontramos variados estilos literários dentro da Bíblia. O importante das narrações é a MENSAGEM que Deus quer nos transmitir:

- AT: narrações mitológicas – histórias e estórias acontecidas ou de narração simbólica – poesia – salmos – Leis – Liturgia - profecias – provérbios.

- NT: Evangelhos, os ensinamentos e a vida de Jesus, Atos dos Apóstolos, parábolas, Cartas, Epístolas, Apocalipse.

EXEGESE – HERMENÊUTICA

A Exegese é o método de leitura bíblica que nos leva até o autor, sua época, suas pretensões em escrever o texto sagrado A Exegese nos ensina a TIRAR do livro e do autor a mensagem verdadeira que o AUTOR quis transmitir. A Exegese não nos permite usar estes termos ou semelhantes: “eu acho... eu não concordo... eu interpreto do meu jeito... etc. Pela Exegese só vale a busca sincera do pensamento do Autor sagrado e não a minha opinião.

Quem briga ou fica discutindo sobre alguma frase bíblica prova que não entendeu o sentido, o valor e a sacralidade das Escrituras Sagradas. Aliás, frases isoladas podem ser interpretadas de muitos modos, dependendo de quem as usa e para que as usa.

A Bíblia nasceu de uma comunidade de fé, de vida comum e de um povo que via a presença de Deus em suas histórias mesmo que fossem pequenas ou aparentemente de pouca relevância.

Pe Geraldo Ildeo Franco.

Setembro 2016