MISSÃO PROFÉTICA DO CRISTÃO

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

As religiões do mundo normalmente têm um rito de iniciação quando o jovem passa a ser considerado adulto pela sua tribo.  No Antigo Testamento os judeus eram circuncidados em sinal de sua pertença ao povo de Deus, comprometendo-se em obedecer às Leis de Moisés e em se inserir na caminhada de fé em Javé, vivendo em aliança com o seu povo e com Deus.

Depois de Cristo o nosso rito de iniciação é o Batismo, que, em geral, é recebido na infância, aperfeiçoado na catequese, reforçado pela participação na Mesa eucarística e assumido como adulto pelo sacramento da Confirmação.

O Batismo faz-nos herdeiros das Graças divinas, participantes da Igreja como discípulos-missionários, especialmente profetas, sacerdotes e construtores do Reino de Deus neste mundo.

A missão típica e tríplice dos fieis batizados é, em resumo:

Ser profeta anunciando a Palavra com a vida e com as ações em favor da justiça e da misericórdia.Para sermos cristãos autênticos, necessariamente devemos nos tornar coerentes com o Evangelho, assumir a causa de Jesus, converter-nos diariamente ao Cristo e à Igreja, denunciar os erros e mostrar melhores caminhos.

Ser participante ativo do sacerdócio de Cristo, oferecendo-se a Deus como uma dádiva de amor, intercedendo a Deus pelas orações, especialmente pela Eucaristia.

Ser construtor de uma sociedade justa, fraterna, verdadeira e misericordiosa.

A missão profética do cristão no mundo.

A diferença entre ser religioso e ser cristão.

O cristão batizado não apenas faz orações e louvores, mas reza 24 horas por dia, em palavras, obras, atitudes, em não aceitar qualquer tipo de malandragem, denunciando o que há de errado em qualquer pessoa ou grupo que seja. Além disso, o Profeta cristão anuncia uma nova realidade com as bênçãos divinas e com um comportamento coerente das pessoas. O profeta cristão é a terra boa que aceita a Semente e produz frutos de justiça e de misericórdia

A grande espiritualidade hoje não é dar palestras emocionantes, mas ser sal da terra e fermento na massa, luz de verdade no mundo. A luta contra o consumismo, o egoísmo e a superficialidade fazem parte da espiritualidade cristã.

O cristão é como o as, a luz e o fermento criando uma sociedade justa e fraterna.

O Cristão profeta age com convicção especialmente nestes ambientes:

© Família

© Escola

© Entre Colegas

© Na Empresa

© Comunidade

© Política

© Na mesma Igreja

Pe Geraldo Ildeo Franco