SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

 São João Batista de la Salle nasceu em 30/04/1651, Reims, França. Era filho primogênito de Luís de La Salle e Nicolasa Moëtde, uma família rica de juristas.Faleceu 07/04/1719, Saint-Yon. Popularizou a educação para todos, o que era exclusivo da classe rica. Fundou uma congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas, para cuidar dos mais pobres.

Foi beatificado em 1888 e canonizado em 24 de maio de 1900, pelo papa Leão XIII.

Pio XII o declarou em 1/05/1950, como o patrono de todos educadores.

O plano de sua família era fazer de João também um jurista de renome. Mas João Batista escolheu a vocação religiosa. Gostava de exercícios espirituais, de oração e de estudar.  Com a morte de seus pais, João assumiu a tutela de seus irmãos e irmãs, ajudado por Nicolás Roland, auxiliar na Catedral de Reims.

De 1672 a 1676 conciliou suas atividades canônicas, com os estudos e obrigações familiares. Foi ordenado sacerdote em 09/04/1678 e recebeu o título de Doutor em teologia em 1680.

A senhora Maillefer, patrocinava um projeto de abrir escolas para pobres, em colaboração com o primo Nicolás Roland. Morto Nicolas em 1678, ela interrompeu este projeto, mas convidou posteriormente a Adrian Nyel, para seu auxiliar, por seu zelo na educação cristã de crianças pobres. Ele se dirige a Reims com uma carta a João Batista para realizar um grande projeto pedagógico em favor dos pobres. Naquele tempo só as famílias ricas podiam oferecer educação de melhor qualidade aos seus filhos. Pobre não estudava.

Em 1679, João Batista alugou uma casa e fundou uma escola gratuita, com o propósito de educar, formar jovens pobres na oração, no bom comportamento e com a Eucaristia.

João em 1683 renunciou aos seus bens e em 25 de Maio de 1684 fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, com o objetivo de abrir escolas profissionais e lugares de educação para jovens que viviam nas ruas.

Em 1684 fundou em Reims a primeira escola para professores.

Em 1688 abriu as primeiras escolas em Paris.

Em 1692 criou o primeiro noviciado para os irmãos Lassalistas.

Em 1698 terminou de redigir as regras da Congregação dos Irmãos Lasalistas.

O grande educador de La Salle inovou os métodos pedagógicos e didáticos. Criou o estudo em grupos, e não de caráter exclusivo particular; as aulas eram em francês, não mais em latim; organizou aulas específicas de línguas modernas, matemática e ciências; os alunos eram divididos em classes por idade e conhecimento; horário definido para as aulas; abriu escolas correcionais para jovens que haviam cometido crimes; os professores deveriam ter cursado as escolas normais. Todas as modificações pedagógicas eram absolutas novidades na França.

Escreveu várias obras sobre a educação escolar e espiritual e desenvolveu uma Teologia da Educação. Compôs o Guia para Escolas Cristãs, em que resumiu a experiência pedagógica sua e dos primeiros irmãos. Escreveu o catecismo e as meditações, em linguagem acessível às crianças, traçando um itinerário espiritual completo para professores cristãos.

A Congregação dos Irmãos Lassalistas está espalhada por todos os cinco Continentes. Faz parte integrante da UBEC, União Brasiliense de Educação Católica. Podemos dizer que São João Batista de la Salle é para a juventude pobre uma solução para que possa estudar formar-se, ser cristã ética e progredir em todos os sentidos, provocando conscientização e responsabilidade patriótica em todos os recantos do mundo.

Abril 2018

Pe. Geraldo Ildeo Franco