REINAUGURAÇÃO DO TEMPLO DO HORTO – 25/12/2016

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Três anos antes da criação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, há 57 anos, foi erigido, em poucos dias, o Templo católico do bairro Horto em Ipatinga. A Usiminas assumiu a despesa da construção do Templo, todo em madeira, cedro, por vários motivos, inclusive pela facilidade com que se conseguia tal material na mesma região.

Foi reinaugurado o Templo católico do Horto, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no dia 25 de dezembro de 2016. As comunidades e a Diocese contribuíram quase totalmente pagando as despesas relativas à reforma radical pela qual passou o Templo do Horto.

A Padroeira da Paróquia do Horto foi e é Nossa Senhora da Esperança.

A chegada da Usiminas trouxe, para Ipatinga e para Minas Gerais, esperança, alegria, progresso, vida nova, comércio, milhares de imigrantes para aqui morar e trabalhar, hospitais, médicos, engenheiros, escolas, Faculdades, indústrias, geração de impostos. O progresso trouxe também poluição, novas doenças, violência e corrupção. Mas a esperança, a fé e o esforço do povo de Ipatinga procura vencer as dificuldades, especialmente sob o olhar carinhoso de Nossa Senhora da Esperança.

Quando foi criada esta Paróquia, Ipatinga era apenas um distrito de Coronel Fabriciano.  Ipatinga é hoje o principal polo de indústria e comércio da Região do Vale do Rio Doce.

Foi feliz a escolha da Padroeira Nossa Senhora da Esperança para a Paróquia do Horto de Ipatinga. Ipatinga passou a respirar ares de esperança e de progresso, acolhendo a milhares de novas famílias imigrantes.

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, onde trabalhei como pároco, entre os anos de 1984 a 1987, é um conjunto de cinco comunidades: Horto, Amaro Lanari, (Areal), Bom Retiro e Imbaúbas. Os paroquianos são ativos, dóceis, apostólicos e unidos.

Alguns padres que trabalharam na Paróquia Nossa Senhora da Esperança: Inicialmente os padres Redentoristas de Coronel Fabriciano atendiam as capelas existentes entre Paraíso e Coronel Fabriciano. Muitas vezes iam a cavalo para a desobriga em cada comunidade. Outros padres: Padre Avelino, Padre Pescatore, Padre José Martins Carvalho, Padre Geraldo Ildeo Franco, Padre Tonhão, Padre Helder, Dom Odilon e Padre Gildásio e Padre Odilon. O nosso querido Dom Lélis Lara, como bispo, deu atendimento excelente e contínuo na carência e na ausência de qualquer padre.

Parabenizamos os Paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Esperança de Ipatinga.

 

Pe. Geraldo Ildeo Franco – pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Ipatinga.

 

VEJA AS FOTOS DO EVENTO