REUNIÃO ASSEMBLÉIA DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – IPATINGA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Ao som do hino da Campanha da Fraternidade 2017, sobre a proteção dos Biomas brasileiros, aconteceu, no C4 - (Centro Comunitário Cristão do Cariru), no dia 31 de janeiro de 2017 uma grande reunião-assembleia, em que participaram muitos fiéis da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Foi um grande evento que trouxe gente das cinco comunidades paroquiais (Santa Rita-Águas, Imaculado Coração de Maria - Bela Vista, Sagrado Coração de Jesus – Cariru, São Judas Tadeu - Castelo e Nossa Senhora de Fátima - Vila Ipanema), com a finalidade de dar um solene início às atividades paroquiais nos seus diversos setores, das Pastorais integradas com a Administração paroquial. Esperávamos nada mais que trinta participantes. Compareceram quase duzentos paroquianos animados, interessados em formar uma Paróquia missionária, catequética, bíblica e litúrgica, comprometida com o bem social.

Houve inicialmente uma exposição oral sobre a organização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que abre suas portas dando oportunidade a cada fiel de participar das atividades da comunidade e da paróquia. Foi lembrado que nossos trabalhos pastorais objetivam evangelizar, catequizar, conscientizar, envolver cada fiel em vista da vivência evangélica cristã e a serviço da fraternidade. Todas as atividades paroquiais e comunitárias são estudadas e compartilhadas em conjunto. Ninguém pode decidir sozinho o que e como realizar os trabalhos pastorais ou administrativos. O setor da pastoral trabalha em acordo com o setor financeiro. A Paróquia tem um propósito de acolher cada paroquiano para que todos tenham vez e voz.

CPP/CFP - (Coordenação pastoral e financeira), trabalham organicamente; formam a coordenação paroquial, formados por membros de cada comunidade.

CPC/CFC – (Coordenação pastoral e financeira). Agem em harmonia e lideram a comunidade, dando vez e voz, oportunidade e chance para que cada comunitário possa fazer parte dos cinco Cs: Contas, Conservação, Comunidade, Culto e Catequese.

Na segunda parte da reunião a senhora Gildete Maria Magalhães lembrou alguns assuntos referentes à celebração da Eucaristia. A Eucaristia tem dois pontos básicos: A Palavra e a Eucaristia. Ambas as partes acontecem harmonicamente. A Palavra instrui, ensina. A Eucaristia alimenta.

A celebração da Eucaristia tem um rito e acontece como Igreja e não como uma oração individual.

Cada fiel em cada celebração desempenha somente uma função por vez.

As orações da Coleta, Oferenda e Pós Comunhão estão dentro do tema proposto pelas leituras bíblicas lidas na celebração eucarística.

Obedecemos à Igreja, à CNBB e ao bispo diocesano quanto às normas e orientações sobre as celebrações litúrgicas.

Claro que os assuntos não se esgotam em apenas uma noite de estudo. Cabe a cada fiel estudar e aprofundar para entender e viver o que a Sagrada Liturgia celebra e nos propõe.

Pe. Geraldo Ildeo Franco

 

VEJAM AS FOTOS DO EVENTO