ENCONTRO DE ESTUDO REFLEXÃO E ORAÇÃO DOS CATEQUISTAS

15 e 16 de fevereiro 2017

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Os catequistas são fiéis seguidores de Jesus Cristo na Igreja e se comprometem em anunciar especialmente às crianças e aos jovens a Boa Nova de Jesus Ressuscitado, vencedor da morte, caminho, verdade e vida para todos nós.

A palavra Catequese origina-se da língua grega e significa o eco, a repetição, o anúncio de Jesus Ressuscitado, nossa força e certeza de salvação.

A catequese é bem diferente de “aula de catecismo.

A catequese procura atingir o coração, a mente, as convicções, a vontade, a resolução do catequizando em vista de um compromisso de conversão ao Evangelho para a construção do Reino de Deus.

As aulas de catecismo consistem em ler, estudar, conhecer, decorar a doutrina e os dogmas da Igreja. Sem dúvida que as aulas de catecismo podem ajudar a entender o que seja a Igreja de Jesus Cristo.

Entretanto, a catequese leva-nos a uma conversão radical ao Evangelho; nos faz apaixonados pelo Cristo e sua Igreja; nos envolve no discipulado de Jesus, fazendo-nos seus missionários, anunciadores de sua Ressurreição.

ENCONTRO DE ESTUDO

Aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro passado o Encontro de formação e de preparação dos catequistas da PSCJ para o ano de 2017.

Os catequistas, cerca de 90, estudaram especialmente a Exortação apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia. Bergoglio nessa exortação nos fala da alegria de se viver do Amor de Jesus Cristo. Coloca a família como o centro e a fonte de todo o amor que devamos viver.

Os catequistas estudaram sobre as ideias e propostas centrais de cada uma das Etapas que os catequizandos devem aprender a viver. Não se trata de dar aulas e transmitir conteúdos dogmáticos apenas, mas de transmitir aos catequizandos uma vivência de amor, de família, de comunidade de Igreja a serviço da construção do Reino de Deus.

As coordenadoras da Paróquia participaram de um curso com as colegas de todas as paróquias da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, quando se estudaram as orientações e diretivas do Bispo Dom Marco Aurélio. No encontro realizado no C4, as coordenadoras reforçaram e reafirmaram as orientações recebidas da Diocese.

A finalidade da catequese consiste em despertar nos catequizandos uma forte paixão e encantamento pela pessoa de Jesus nesta Igreja. Não é doutrinação nem aula.  É a vivência transmitida para encantar os catequizandos pela pessoa e pelas propostas a nós dirigidas por Jesus Cristo.

 A catequese, mesmo não sendo aula de teoria, não deixa de ter uma sequência lógica em consonância com a idade e a psicologia de cada catequizando. Existem na catequese vários temas (de acordo com a idade e o amadurecimento dos catequizandos) a serem conhecidos e vividos, assimilados levando os catequizandos a viver o Evangelho em uma família, em uma comunidade e em uma Igreja. O fruto da catequese é a conversão ao Evangelho despertando nos catequizandos o gosto pelo discipulado e pelo sentido missionário da vida cristã.

A catequese é um trabalho, fruto do amor dos catequistas por Jesus em favor dos catequizandos. É uma missão a ser realizada em conjunto com as outras pastorais e com os outros catequistas da comunidade, da paróquia e da diocese.

Os dois dias de encontro e de estudo dos catequistas, sem dúvida, despertou em todos muito mais entusiasmo, vida, compromisso, desejo de nos converter a Jesus e a transmitir uma vivência de amor missionário a todos os catequizandos e aos seus familiares.

 

Pe Geraldo Ildeo Franco – pároco.