AVE MARIA: UMA SAUDAÇÃO MARIANA BÍBLICA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

 O cantor catarinense Pe. João Carlos Almeida, (Joãozinho) pertence à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. É colega do Padre Leo; discípulo do Padre Zezinho e mestre do Padre Fábio de Melo. Doutorou-se em teologia e em educação. Compôs centenas de músicas e escreveu quase quarenta livros sobre teologia, pastoral e vida cristã. Está na mídia sempre evangelizando e catequizando pelas suas músicas e ensinamentos pastorais e eclesiais.

Pe. Joaozinho conta na homilia em uma missa concelebrada com o Pe. Zezinho o seguinte:

Ele participava de uma reunião ecumênica. Católicos e Protestantes dialogavam e buscavam a unidade na fé em Jesus. Ao terminar os trabalhos de estudos, ele convidou um irmão protestante para rezar unidos, de mãos dadas, a Ave Maria. O colega evangélico estranhou o pedido. Negou-se a rezar a saudação à Virgem Maria. Propôs rezar uma oração “mais bíblica” como o Pai Nosso.

Então, o Padre Joaozinho, analisou para o colega resistente, palavra por palavra do texto da Ave Maria, provando que esta prece é bíblica inteiramente. Ponderou o seguinte:

- “Ave Maria, cheia de Graça”. Disse ele ao irmão evangélico: Essa frase foi dita pelo Anjo Gabriel- Lucas 1,28-36.

- “Bendita es tu, entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre” – Lucas 1,42. Isabel, mãe de João Batista, saudou a Maria, quando recebeu sua visita.

- “Isabel homenageia a Maria, dizendo:  Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite” – Jesus é o Senhor, Deus. – Lucas 1, 43.  Maria fora visitar e ajudar sua prima Isabel, que estava grávida de João Batista.

- Disse Maria a Isabel: “A minha alma glorifica o Senhor. O Senhor fez em mim maravilhas... De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.  Lucas 1,46-56. O padre lembrou ainda que o fundador do Protestantismo, Martinho Lutero, escreveu lindos poemas sobre o Hino que Maria cantou na casa de Isabel, quando de sua visita à sua prima.

- Mãe de Deus: O Concílio de Éfeso, Ásia Menor, hoje Turquia, foi convocado pelo Imperador Teodósio II, em que participaram 250 bispos, em 17/07/431. Tratou de definir e proclamar dogmas teológicos relativos à Cristologia e à Mariologia. Condenou como hereges Ário, o sabelianismo e a Nestório, Patriarca de Constantinopla. Proclamou a Virgem Maria aquela gerou e é a Mãe de Deus – Theotokos

Padre Joãozinho lembrou ainda que os Protestantes aceitam integralmente o Dogma da Maternidade Divina proclamado pelo Concílio de Éfeso. Portanto, eles aceitam que Maria é MÃE DE DEUS.

- Alguns dos oito cânones aprovados pelo Concílio de Éfeso:

Cânon 1-5. Éfeso condenou Nestório e seus seguidores como hereges: "Quem não confessar que o Emanuel é Deus e que a Santa Virgem é Mãe de Deus: razão seja anátema!" (Cânon I)

Cânon 6 decretou a deposição de cargo administrativo e excomunhão para aqueles que não aceitassem os decretos do concílio.

Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte”. O evangélico afirmou que alguns Protestantes, dizem que Maria está “dormindo...”. E, se ela está dormindo, não poderá rezar por nós. Entretanto, a maioria dos protestantes acredita que nossos pais falecidos podem rezar por nós, depois da sua morte, diante de Deus.

Se nossos antepassados falecidos podem rezar por nós, porquê a Virgem Maria não pode rezar por nós “agora e na hora de nossa morte...?

- Evangelho de João 2,1-12: Maria intercede diante de Jesus quando faltou vinho. Mesmo não sendo ainda a hora de Jesus, ele atendeu ao pedido de sua Mãe e mudou a água em vinho para a festa das Bodas de Caná.

- Amém: finalmente diante dos argumentos bíblicos do Pe. Joãozinho, o “evangélico” concordou que realmente a Ave Maria é bíblica e uniu-se ao Padre Joãozinho para saudarem unidos a Mãe de Jesus, rezando, de mãos dadas, a Ave Maria, uma oração bíblica!

Pe. Geraldo Ildeo Franco – março 2017