SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

João Batista de La Salle foi um sacerdote francês, pedagogo inovador, que consagrou sua vida a formar professores destinados à educação de crianças pobres. Nasceu em 30 de abril de 1651, Reims, França.

É o Padroeiro dos professores. Os pais de João foram Louis de la Salle e Nicolle Moët de Brouillet.

Consagrou sua vida a organizar um grupo de mestres para se doarem à educação integral de crianças pobres. Fundou a congregação religiosa, os Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas.

HISTÓRIA DE SUA VOCAÇÃO

São João Batista, primogênito, veio de uma família de juristas. O pai de João, Luís, era conselheiro do Rei Luís XIV. Sua mãe Nicole era de uma família de fabricantes de Champanhe.

Luís, seu pai,desejava que seu filho João seguisse a carreira jurídica. O filho, porém, optou pela vocação religiosa.

Desde sua infância João já fazia sérios exercícios espirituais, oração e leitura de livros. Como adolescente ele já se determinara para consagrar-se a Deus e assumir o estado eclesial. Seus pais não conseguiram impedi-lo de seguir a vida religiosa.

Em 17 de Março de 1668 recebeu as ordens menores em Reims.

A sua mãe faleceu em19 de julho de 1671 e o pai em 9 de abril de 1672. João não perdeu os seus objetivos, mesmo com a morte de seus pais.  Assumiu a tutela de seus irmãos e irmãs, encontrando um orientador, seu primo, Nicolás Roland, auxiliar na Catedral de Reis.

Continuou seus estudos de Teologia. Recebeu o subdiaconato em 11 de julho 1672, em Cambray.

Durante 4 anos, de 1672 a 1676 conciliou suas atividades canônicas com os estudos e obrigações familiares. Doutorou-se na Universidade de Paris em teologia em 1680.

Foi ordenado sacerdote em 9 de abril de 1678,

PADRE JOÃO BATISTA DE LA SALLE

Em 1679, João Batista alugou uma casa e fundou uma escola gratuita, exclusivamente para receber e formar crianças pobres.

Em 1681 começou a receber professores pobres, definindo um regulamento, sobre o modo de comportar-se, depois sobre a oração, as Santas Missas e as refeições.

Em 1683 renunciou aos seus bens. Em 25 de maio de 1684 fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, com o objetivo de abrir escolas profissionais e lugares de educação para jovens que viviam nas ruas.

Também em 1684 fundou em Reims a primeira escola para professores.

Em 1688 abriu escolas em Paris.

Em 1692 criou o primeiro noviciado para os irmãos. Em 1698 terminou de redigir as Regras da Congregação.

Soube criar novos métodos de ensino: as lições eram dadas para um grupo e não individualmente; as aulas eram em francês, não mais em latim; aulas específicas de línguas modernas, matemática e ciências; os alunos eram divididos em classes por idade e conhecimento; horário definido para as aulas; escolas correcionais para jovens que haviam cometido crimes; os professores deveriam ter cursado as escolas normais.

Todas modificações pedagógicas empreendias por João eram absolutas novidades na França. Naquele tempo as aulas eram dadas individualmente e somente os ricos podiam estudar.

Desenvolveu uma Teologia da Educação. Escreveu sobre as meditações para professores cristãos, catecismos para uso escolar, o Guia para Escolas Cristãs, um dos melhores livros de pedagogia do século XVII, muito usado nas escolas francesas por mais de um século.

São João morreu em 7 de abril de 1719, em Saint-Yon, Ruán.

Foi beatificado em 1888.

O papa Leão XIII canonizou-o em 24 de maio de 1900.

O Papa Pio XII em 15 de maio de 1950, declarou São João o patrono de todos educadores e o canonizou. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 7 de abril.

OS IRMÃOS LASSALISTAS HOJE

Os Irmãos Lassalistas têm obras educacionais em todo o mundo. Compõem o grupo UBEC – União Brasiliense de Educação e Cultura – juntamente com os Salesianos, Salesianas, Estigmatinos, Maristas e o Instituto Católico de Minas Gerais,

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecido como Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas, é uma Congregação de religiosos leigos, fundada por São João Batista de La Salle.

Os Irmãos Lassalistas são homens que, seguindo o chamado do Senhor, consagram-se totalmente a Ele, através dos votos religiosos de serviço educativo aos pobres, estabilidade no Instituto, pobreza, castidade e obediência. Dedicam sua vida e suas forças à missão de educar crianças e jovens.

A Congregação Lassalista é formada por Religiosos dedicados à educação especialmente dos mais pobres.

Pe. Geraldo Ildeo Franco – abril 2017