SANTA RITA DE CÁSSIA - *1381 + 22/05 1457

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Conforme a Constituição Apostólica Sacrossanctum Concilium – 111, “A Igreja venera os Santos, mas adora a Deus. As festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos seus servos e oferecem aos fiéis bons exemplos a serem imitados”.

 Rita nasceu em Cássia, Itália. Sempre acreditou na força da oração. Conseguiu muitos milagres de Deus em favor de qualquer pessoa. Foi obrigada a casar-se com Paolo Ferdinando aos doze anos. Paulo era violento. Ela o converteu a Jesus. Ele morreu assassinado. Seus filhos desejaram vingar-se de sua morte. Rita nunca concordou com a vingança. Logo eles também morreram.

Desde criança, a santa demonstrava desejo de se consagrar à vida religiosa. Após a morte do marido Rita perdeu seus dois filhos. Viúva e sem filhos, ela ingressou no mosteiro das irmãs Agostinianas que só aceitava jovens solteiras. Foi um exemplo de vida religiosa, com suas orações e mortificações. Ela devotou-se especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se, assim, à paixão de Cristo. Morreu no Mosteiro de Cássia, em 1457. Foi canonizada em 1900. São-lhe atribuídos muitos milagres. É protetora das mães e esposas que sofrem pelos maus-tratos dos maridos.

Santa Rita é a Padroeira do Bairro das Águas, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ipatinga.

Somos convidados a participar da Novena, das Missas e das festas de Santa Rita no Bairro das Águas.

Pe. Geraldo Ildeo Franco – pároco.