A FAMÍLIA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A família é uma realidade humana concreta, em que se aprende a arte da vida e do amor. A família é feita de rostos, de pessoas, que amam, conversam, compartilham e se sacrificam uns pelos outros, defendendo-se e protegendo a vida dos seus caros a todo o custo.

 Na família a pessoa é gerada, amamentada, zelada, recebe um nome, experimenta afeto, podendo realizar o seu aprendizado.

A família é a primeira escola para as crianças, o principal grupo de pertença para os jovens e o melhor abrigo para os idosos. A família é um grande sinal de vida e sacramento de Deus que é comunhão e amor.

O Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitianos convida a viver o mistério da vida e do amor desde a perspectiva da nossa própria vida e vocação pessoal e familiar.

Só na família bem constituída uma criança cresce e se amadurece corretamente para viver e progredir em todos os sentidos da sua caminhada neste mundo.

Deus tem um projeto que é continuar a beleza de sua obra criadora através da família, que vive a realidade e se fortalece na vida de misericórdia.

Para sermos sadios e felizes, devemos fortalecer, os vínculos e valores da família: amor, respeito, dignidade, fidelidade, fé em Deus, honestidade, colaboração mútua, alegria de conviver unidos.

Devemos todos:

- Construir boas relações dentro da família. - Curar feridas que enfraquecem os vínculos familiares.

- Unir-se aos vizinhos para reuniões de reflexão e de estudo sobre as dificuldades da vida familiar e os meios de vencer os problemas que apareçam.

- Unir os pais em favor da educação dos filhos.

- Unir as famílias nos momentos de dor, de doença, de morte.

Unir as famílias nos momentos de alegria e das festas e comemorações: Natal, Páscoa, Dia das mães, dos Pais, das Crianças, Fim de ano.

- Um ajudar o outro a evitar erros como o cigarro, a bebida alcoólica, droga e envolvimento com gente perigosa.

- Formar uma família corretamente: pai, mãe e filhos.

- Não aceitar a vaidade, o consumismo, a violência, o machismo, a infidelidade.

- Perdoar sempre ser humilde.

- Dialogar é ouvir, compreende a outra parte e ser carinhoso ao falar.

- Viver unidos: família, escola e religião.

- Ensinar aos jovens o valor de uma família de diálogo, firme, perene, fortalecida pela Eucaristia e pelo Sacramento do Matrimônio

 

Graças a Deus temos inúmeras famílias, verdadeiros sacramentos

de amor, de união, de boa convivência e de fidelidade.

Família que reza unida: permanece unida.

.