AÇÃO DE GRAÇAS DA CATEQUESE DA REGIONAL III DA DIOCESE DE

ITABIRA/CORONEL FABRICIANO

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus viveu neste domingo um momento ímpar: foi a paróquia anfitriã do maior evento de catequese da Regional III da Diocese de Itabira /Coronel Fabriciano: a Ação de Graças em homenagem a estes que são os construtores da base da evangelização da Igreja: os catequistas!

Esse evento acontece todos os anos, no último domingo de agosto, que é o domingo em que se comemora a vocação do catequista. Em cada ano é em uma paróquia da Regional e, neste ano, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi a contemplada.

A preparação para a Ação de Graças foi um tempo propício para se exercer a união e a fraternidade. Todas as pastorais das cinco comunidades da paróquia contribuíram de alguma forma para o sucesso do evento.

Estiveram presentes mais de 1.300 catequistas das 23 paróquias da Regional III. Todas estiveram representadas: Cristo Libertador, Cristo Redentor, Cristo Rei, Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Piedade, (Belo Oriente), Nossa Senhora de Nazaré (Antônio Dias), Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sagrada Família, Santana do Paraíso, Santo Antônio (Cel. Fabriciano), Santo Antônio (Mesquita), São Francisco Xavier, São Geraldo, São José (Jaguaraçu), São José (Timóteo), São José (Timóteo - setor 7), São Pedro, São Sebastião (Timóteo), São Sebastião (Cel. Fabriciano) e São João Batista.

As caravanas foram recebidas alegremente pelos catequistas da paróquia que ficaram nas duas entradas do bairro e na porta do Cariru Tênis Clube, onde se realizou e evento,com bandeirolas e cantando músicas de boas-vindas. Eles foram recebidos com um farto café da manhã e encaminhados para o ginásio coberto.

A programação constou do seguinte:

· 7 às 8 horas, recepção, café da manhã;

· 08h, oração inicial, conduzida pelo diácono Elias, que foi o animador;

· 08h 10min, palavra do padre Ronaldo, assessor diocesano da pastoral catequética;

· 08h 15min, chamada das paróquias e alguns sorteios;

· 08h 30min, palavra do pároco, Padre Geraldo Ildeo que, como anfitrião, deu as boas-vindasaos catequistas da Regional III.

· 08h 30min às 10h, animação com a banda Tenda do Senhor e sorteio de muitos brindes;

· 10h às 10h 30min, sorteios e preparação para a santa missa;

· 10h 30min às 11h 40min, Santa Missa;

· 11h 40min às 12h30min, procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Diocese;

· 12h 30min, almoço e mais sorteios de brindes, dentre os quais uma bicicleta.

A missa foi celebrada pelo padre Ronalto Torres, assessor diocesano da pastoral catequética e concelebrada pelo pároco, padre Geraldo Ildeo Franco, padre Fernando, padre Jefferson, padre Dirceu, padre Pascifal e pelos diáconos Elias e Marcelo.

O padre Geraldo Ildeo fez a homilia, na qual ressaltou a importância do trabalho dos catequistas para a igreja e destacou o empenho de todas as pastorais das cinco comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na organização da festa.

O assessor da pastoral catequética da Regional III, padre Emanuel Cordeiro Costa, não pôde estar presente por motivo de saúde, mas enviou uma carinhosa carta na qual ele diz: “O catequista caminha a partir de Cristo e com Ele, não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Ele, porque é este olhar que faz arder o coração. Quanto mais Jesus toma o centro da nossa vida, mais nos impulsiona a sair de nós mesmos, nos descentraliza e nos faz mais próximos dos outros.

Vocês estão sempre em minhas orações, a fim de que sejam fortalecidos em sua missão, que exige oração, proximidade coma Palavra, vida em comunidade e muita formação”.

Após a missa e procissão, foi servido o almoço, momento em que os catequistas puderam se confraternizar. Tudo correu muito bem. Os visitantes saíram felizes e mais felizes ficaram os paroquianos por terem tido a oportunidade de realizar tão belo evento!

 

FOTOS DO EVENTO - PARTE 01

FOTOS DO EVENTO - PARTE 02