SANTAMARIA DOMINGAS MAZZARELLO

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Santa Madre Mazzarello nasceu em 9/05/1837, Mornese, Itália. Foi educada em clima católico. Era dinâmica, piedosa, inteligente e empreendedora. Ela fundou com Dom Bosco o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. 

Desde os seus 15 anos ela começou a participar da Associação das Filhas de Maria Imaculada, envolvendo-se no apostolado com as meninas pobres do lugar. Mesmo limitada pela doença grave de seu tio, ela abriu uma oficina de costura para ensinar e incentivar meninas para o trabalho, o gosto pela oração e o amor a Deus. 

 O Padre Pestarino deu-lhe boa orientação espiritual, fortalecendo-a na piedade e espiritualidade sacramental.

Em 1872, Dom Bosco escolheu-a para dar início ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Tornou-se a coordenadora geral do Instituto. Era grande líder, mestra da vida espiritual; alegre, serena, tranquilizadora, hábil e sábia formadora. Sabia irradiar contentamento e atrair outras jovens para se dedicarem à educação da mulher. O Instituto produziu rapidamente,com liderança de Mazzarello, grande progresso, atingindo e educando centenas de moças carentes,fazendo delas cristãs conscientes e profissionais competentes. 

Mazzarello deixou para o Instituto importante legado pedagógico baseado nos valores do Evangelho: a busca de Deus pela catequese, por um amor ardente, a responsabilidade no trabalho, a franqueza e a humildade, a austeridade de vida e a alegre doação de si.

· HISTÓRIA DESANTA MAZZARELO

· 14/05/881 Mazzarello faleceu em Nizza Monferrato.

·  Os restos mortais de Mazzarelo são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

· 20/11/1938: foi beatificada

· 24/06/1951: aconteceu a sua canonização,pelo Papa Pio XII.

 

SANTA MAZARELLO HOJE

· A UBEC – União Brasiliense de Educação Católica – é composta por seis Mantenedoras: Salesianos, Maristas, Lassalistas, Estigmatinos, Instituto Católico de MG e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA - fundado por Santa Maria Domingas Mazzarello. 

· O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, fundado por Santa Maria Domingas Mazzarello e Dom Bosco, está espalhado pelos cinco Continentes, com obras sociais, e pedagógicas, atendendo a juventude pobre e carente.  São centenas de colégios evangelizando, catequizando, formando profissionais do mundo inteiro, desde o maternal até o curso superior.

· Santa Mazzarelo continua, no mundo inteiro, viva e dinâmica, em suas obras educativas e evangelizadoras a serviço dos pobres, da Igreja na construção do Reino de Deus.

 

Padre Geraldo Ildeo Franco – maio/2018