RETORNO À NOSSA CASA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Texto lido na Celebração da Eucaristia na reinauguração do templo do Cariru – Ipatinga - MG, dia 12 de outubro de 2017, por ocasião dos 300 anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida:

”Irmãos e irmãs, com muita alegria acolhemos a todos neste dia glorioso em que comemoramos os 300 anos da aparição da Virgem Maria Aparecida Mãe de Jesus e nossa Mãe. Em homenagem a nossa Mãe do céu estamos retornando à nossa casa.

Há 52 anos foi criada a paróquia Sagrado Coração de Jesus. Não tínhamos sede própria. A capela do Colégio São Francisco Xavier serviu provisoriamente de sede, até que fosse erguida a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Estava criada a paróquia que compreendia os bairros: Bela Vista e Águas, Cariru e Castelo, Vila Ipanema, Contingente e Ipaba de Caratinga.

Em 1981, os paroquianos se preocuparam em adquirir um espaço para construir a Igreja Paroquial. A Usiminas cedeu o terreno. Com muita luta e esforços dos paroquianos começaram os alicerces da Igreja Matriz. A inauguração da Igreja Matriz aconteceu nos dias 27 e 28 de junho de 1986.

No dia 18 de agosto de 2015, por volta 09H30, O Senhor Rômel Ervwin de Souza, ligou para secretaria paroquial, dando a notícia da doação do templo do Cariru ao Revmo. Padre Geraldo Ildeo. Emocionado, chorando, não conseguia dar a notícia, pensamos que estaria passando mal; que nada, era a notícia que o deixara emocionado. Decidimos guardar segredo. Telefonamos ao bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, contando a notícia, pedindo segredo.

Ficou decido com Dom Marco e o Senhor Rômel dar a notícia para toda Comunidade Sagrado Coração de Jesus em missa. Agendamos a missa, convidamos a banda para tocar, organizamos tudo com muito carinho e ansiosos por estar guardando o segredo, dizendo que seria o anuncio da reforma da Igreja.

Na manhã do dia 27 de setembro de 2015, aconteceu a Missa presidida por Dom Marco Aurélio e concelebrada pelo Padre Geraldo Ildeo. No final da missa, para surpresa de todos os presentes, o senhor Rômel na época presidente da Usiminas, anunciou a doação definitiva do templo.  Foi alegria geral, muitos paroquianos emocionados choraram, teve até foguete antes da hora.

A comunidade já estava poupando alguma reserva em dinheiro para a reforma.

Começaram as primeiras providências para dar início às obras de reforma: projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico, e outros tantos mais!

Com todos os projetos prontos, equipe formada, mudamos para o C4, no dia 07 de maio de 2017. Depois de 06 meses, estamos de volta.

Mesmo sem concluir as obras da reforma do templo foi marcada a volta com uma missa solene, comemorando os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ou seja, hoje, dia 12 de outubro.

Aos paroquianos nosso carinho e respeito por toda a sua dedicação, doação e amor por Jesus Cristo. Só os que amam são capazes de estar a Serviço da construção do Reino de Deus, um reino que é construído com o SERVIR”.

Gildete Maria Magalhães.

 

Fotos da  Reinauguração do Templo Católico do Cariru - 1.