A FESTA DE CRISTO REI: ADORAÇÃO E FOLCLORE

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Conforme nos ensina o Catecismo Católico, número 668,“Jesus Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos- Rm 14,9. A Ascensão de Cristo aos céus significa sua participação, em sua humanidade, no poder e na autoridade do próprio Deus.

 Jesus Cristo é o Senhor: possui todo poder nos céus e na terra.Está “acima de todo principado, potestade, fortaleza e senhorio” pois o Pai “pôs tudo debaixo de seus pés - Ef 1,20-22. Cristo é o Senhor do cosmo e da história. Nele, a história do homem e mesmo toda a criação encontram sua “recapitulação” na consumação transcendente.

Em 1925 o Papa Pio XI criou e fortaleceu a festa de Cristo Rei para a Igreja do mundo inteiro com a finalidade de dizer profeticamente a todos os povos que temos um Rei, Deus conosco, que é Jesus, o Soberano e o Rei acima de qualquer outro rei deste universo.

Especialmente depois do Concílio Vaticano, a Igreja se despertou para centrar sua fé, devoções, ações e atitudes em Cristo. Jesus é o centro, o motivo de nossa crença e convicção religiosa.  Desde então, a Igreja recomeçou a colocar Jesus como o centro e o Rei do universo. Redescobriu o verdadeiro sentido do CRISTOCENTRISMO, sem desprezar as devoções populares, as diversas manifestações de culto aos Santos, ainda mais que eles e elas, participaram da Igreja peregrina. Os Santos nos convidam para construir o Reino de Cristo e, agora, estão vivendo na Igreja Triunfante.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Ipatinga, celebra em cada ano festivamente a festa de Cristo Rei, alternadamente em cada uma de suas cinco comunidades.

Em 1917 a festa de Cristo Rei, dia 26/11, foi celebrada na Comunidade de São Judas Tadeu, no Castelo.

Para fortalecer o sentido do Cristocentrismo, foi feita fervorosamente a Novena de Cristo Rei; organizaram-se barraquinhas; em cada noite foi feita uma reflexão sobre a Família, baseada na Exortação Apostólica do Papa Francisco.

 Um dos pontos altos dessa Novena é a participação integral das cinco comunidades da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus: Águas, Bela Vista, Cariru e Vila Ipanema e os anfitriões da comunidade do Castelo que acolheram e apoiaram os trabalhos das outras comunidades, fortalecendo entre nós ainda mais os laços que nos unem no Cristo Rei e na sua Igreja.

Em 2018 a festa de Cristo Rei será celebrada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Vila Ipanema. Os reis que irão liderar os festejos são o casal: EGERSON e PERCILIANA.

O final dos festejos de Cristo Rei, no Castelo, foi uma verdadeira apoteose, coroando o Cristo com a alegria, a união, as emoções e a satisfação de se ter feito uma justa homenagem, reconhecimento acolhimento do Cristo para que Ele reine em cada coração e em cada família e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

 O folclore faz parte integrante da Festa de Cristo Rei: tivemos a bela presença do sonoro Congado Moçambique, de Timóteo. No final dos Festejos o Congado Moçambique foi brindado com um farto e delicioso lanche e almoço oferecidos pelas cinco comunidades paroquiais.

Os padres que colaboraram conosco foram os seguintes: Padre Paulo redentorista, Padre Meireles, Padre William, Padre Rosemberg, Padre Roberto. A eles nosso carinho e nossas orações.

 Parabéns a todos os que se sacrificaram e se dispuseram a fazer tão brilhante festa para Jesus Cristo, o Rei do Universo.

Pe. Geraldo Ildeo Franco. - novembro 2017

 

FOTOS DA FESTA DE CRISTO REI - 2017