MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO - MESC

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Conforme nos ensina a Wikipédia, o MESC na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

Os MESCs surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, tarefa que, para muitos, se tornava demasiado extenuante devido ao tempo e esforço dispendido.

A introdução de ministros leigos que pudessem auxiliar na ausência de outros ministros ordenados teve como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia.

No dia 10 de dezembro, 2017, segundo domingo do Advento, depois de uma longa catequese, preparação e  treinamento, aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus a “posse” de novos MESCs. Eles e elas aceitaram ser MESC para servir, ajudar, colaborar na distribuição da Sagrada Comunhão, visitar os enfermos semanalmente, estudar e incentivar o respeito e a adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, presença viva de Jesus ressuscitado

A celebração da Eucaristia naquele dia foi embelezada pelo juramento de fidelidade a Jesus por parte dos novos MESCs..

Alegramo-nos pela disponibilidade e gratuidade desses paroquianos que, convidados, aceitaram estar sempre a serviço de Jesus e de sua Igreja.

Parabéns novos MESCs.

Em todos os seus trabalhos, Deus seja louvado, adorado e amado, pelo seu serviço litúrgico eucarístico e pelo seu zelo em levar Jesus aos nossos idosos e enfermos!

Pe. Geraldo Ildeo Franco 

 

Fotos da Posse dos Ministros da Sagrada Comunhão - 2017.