ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus convocou todas as suas cinco comunidades (Imaculado Coração de Maria, Santa Rita, Sagrado Coração de Jesus, São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima) com as lideranças das Pastorais para um estudo, sobre a Campanha da Fraternidade 2018. Esta Campanha começa na Quaresma, e tendo a sua conclusão no domingo da Páscoa e acontece todos os anos. Na verdade, as Campanhas da Fraternidade sempre começam e nunca terminam, dado que seus objetivos são grandes e necessitam ser aprofundados sempre mais nos diversos setores da Igreja, das Escolas, da Sociedade e da vida Política.

A Campanha de 2018 tem como tema: “Fraternidade e Superação da Violência” e Lema: “Vós sois todos irmãos” Mt23,8

Participaram da reunião de estudo no C4 cerca de 120 pessoas ligadas às Pastorais, como os Ministros, Coordenadores e fieis.

Coordenaram as reflexões, as seguintes pessoas:

- Padre Geraldo Ildeo Franco: Ver a realidade concreta sobre a violência em todos os cantos, a começar de cada um de nós.

- A senhora Graça Pinho: analisou o Julgar, mostrando-a em relatos bíblicos do Antigo Testamento, superada pela misericórdia de Deus. Refletiu baseada no Novo Testamento o Amor de Jesus para com todos nós. Mostrou ainda a violência e suas consequências hoje, especialmente causadas por muitos de nós e ampliadas pela incompetência e pela corrupção de muitos políticos.

A senhora Gildete Maria, coordenadora diocesana da liturgia e da paroquia, refletiu sobre o nosso agir em favor da não violência, propondo ações concretas a partir de cada um de nós: valorizar entre nós a misericórdia, o perdão e a paz. Incentivou-nos ainda a organizar e dar vida à Pastoral Carcerária, onde os presos são tratados com toda a indignidade num ambiente prisional degradante e destruidor, formando mais criminosos.

Foi uma noite rica de estudo, reflexão e de aprofundamento sobre a nossa vocação cristã que é semear a paz, a misericórdia e a fraternidade, além de despertar em todos nós o compromisso profético de denunciar os erros e anunciar, criando soluções concretas em favor dos que são violentados em sua intimidade e em sua dignidade.

A abertura da Campanha da Fraternidade na Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi para nós um verdadeiro Sopro do Espírito Santo, convencendo-nos a viver e criar um ambiente de não violência e de misericórdia em favor da construção do Reino de Deus.

 

Padre Geraldo Ildeo Franco