Tomada de Posse do Prefeito Interino de Ipatinga

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

No dia 29 de abril de 2018 o então presidente da Câmara dos Vereadores tomou posse como Prefeito de Ipatinga. A celebração da posse do novo Prefeito de Ipatinga aconteceu no Parque Ipanema pelas 16h00.

Na solenidade o Padre Geraldo Ildeo Franco fez a seguinte oração, relembrando a linda história de Ipatinga.

“Desde o século XVI, o Leste de Minas foi visitado pelas Entradas e Bandeiras a procura de ouro, dando origem a vários povoados, inclusive Ipatinga, uma terra então habitada pelos índios Botocudos. A região era tão rica que, para se evitarem saques e contrabando, a Coroa portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce.

 No século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, para facilitar o escoamento do ouro e de mercadorias preciosas.

Os primeiros moradores a chegarem ao atual Vale do Aço, vieram em 1752 de Sant´Ana do Alfié. Eles se estabeleceram no Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas.

A chegada da EFVM em 1903 deu novo impulso a Ipatinga, que se tornou uma cidade progressista, aberta aos que aqui desejassem viver, trabalhar e deixar uma marca histórica neste rincão mineiro. Com uma religiosidade inquebrantável, desde cedo se valorizou a fé do povo, logo edificando a comunidade de Ipaneminha e Córrego de Nossa Senhora.

Quem veio morar em Ipatinga tinha fome de progresso. De repente começam a surgir as indústrias e um comércio diversificado para atender às necessidades do povo. Acolhendo gente do Brasil e do mundo, Ipatinga, de repente, se impôs pelo comércio e pelas indústrias, pela criação planejada de inúmeros bairros, com escolas, com a siderurgia, Hospital Municipal, o grande Márcio Cunha, Centro cultural do Shopping, Centros Universitários, a criação do Parque Ipanema, e do 7 de outubro, a Estação Memória, centros esportivos e de lazer como o Estádio e o Parque das Cachoeiras.

A vitoriosa história de Ipatinga não pode parar. O poder Executivo, Judiciário, Legislativo e o povo, todos nós temos o dever patriótico de dar continuidade à história de Ipatinga que é dignidade humana e o progresso integral desta Terra querida. Todos nós somos responsáveis por uma Ipatinga melhor.

Sendo o nobre ipatinguense Nardielo Rocha nomeado Prefeito municipal de Ipatinga podemos dizer que estamos em boas e experientes mãos a serviço do bem pelo trabalho comprometido com o bem de todos, cortando-se os privilégios e assumindo o bem comum.

ORAÇÃO

Ó Deus, fonte da vida, do amor e da felicidade. Hoje estamos acolhendo o novo prefeito de Ipatinga, o senhor Nardiello Rocha. Concedei-lhe a sabedoria para poder governar com ética, justiça, inteligência e competência.

 Derramai sobre o novo prefeito e seus assessores o dom de administrar o município priorizando a equidade, a saúde, a educação, a segurança sem discriminação, sem racismo, em que cada munícipe seja respeitado em sua dignidade e em seus direitos.

 Que todos nós nos unamos por uma Ipatinga progressista, se aperfeiçoando em sua liderança para o bem de todos e de cada um dos seus moradores. Que todos nós amemos Ipatinga, comprometendo-nos com seu progresso total.

Que nossa Padroeira Nossa Senhora da Esperança peça a Deus por toda a Ipatinga! ”

PAI NOSSO...

 

Pe. Geraldo Ildeo Franco – 29/04/2018