A Igreja quer a Igreja, enquanto mãe e orientadora de seus filhos, cuidar para que os noivos se preparem adequadamente para o recebimento desse sacramento do matrimônio. A catequese procura esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, levando aos noivos os principais temas da vida conjugal e familiar. Evidentemente sem esgotá-los, abre aos noivos caminhos de reflexão sobre os desafios dessa opção vocacional de amor, que deverá estar sempre acompanhada da formação doutrinal, da oração perseverante, da companhia de Maria e José, sob a graça protetora do Espírito Santo, nas diversas circunstâncias do cotidiano do novo lar.

Catequese para os Noivos

Serviços Paroquiais

Para falar conosco, ligue para: 

(31)3825-1137

O Matrimônio é o sacramento que, estabelecendo e santificando a união entre um homem e uma mulher, funda uma nova família cristã.

O matrimônio imprime caráter sobre o casal, sobre o conjunto que os dois nubentes passaram a formar, e é, por isso, doutrinariamente indissolúvel. O caráter impresso pelo matrimônio se dissolve com a morte de um dos cônjuges. É um sacramento que só se consuma havendo dois participantes. A morte de um dissolve o casal, extinguindo o matrimônio.

É ministrado pelos noivos e abençoado pelo sacerdote.

Sacramento do Matrimônio

A preparação para o Sacramento do Batismo objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja e  para que em cada criança introduzida na comunidade-igreja esteja uma vigorosa semente de fé e atuação católica

Catequese Batismal

O Sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: " O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".

"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

Sacramento do Batismo

De acordo com o catecismo da Igreja Católica, “ a catequese é uma educação das crianças, dos jovens, e dos adultos, a qual compreende, especialmente, um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã”.

Em nossa comunidade existe a catequese em todos os níveis:

· Catequese inicial - da pré etapa à quinta, que é quando as crianças recebem a primeira eucaristia;

· Catequese da perseverança - 6ª, 7ª e 8ª etapas (GADS);

· Preparação para o Sacramento da Confirmação;

· Catequese de Adultos.

Além disso, existem outros grupos de catequese, como o curso de Noivos e do Batismo que são catequese especifica e ainda, o grupo de jovens.

 

 

Catequese

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus