HOMILIA PROFERIDA PELO PADRE GERALDO ILDEO POR OCASIÃO DA CELEBRAÇÃO DA FORMATURA DE MEDICINA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ÁGUAS, BELA VISTA, CARIRU, CASTELO, VILA IPANEMA - IPATINGA / MG.

O Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

 

 

 

 

Mais uma vez a Faculdade de Medicina do Vale do Aço – UNIVAÇO, está formando uma nova turma de jovens médicos e médicas.

A profissão do especialista em medicina é uma vocação à proteção da vida. O médico é um anjo defensor da vida. Trata-se de pessoas que se dedicam totalmente a serem samaritanos, ajudando as mães e protegendo o nascituro, o idoso, acolhendo os que sofrem, os que são acometidos por dores, os que precisam de orientação de um profissional para regular sua saúde ou até sofrer alguma intervenção cirúrgica.

 Uma enfermeira, auxiliar cirúrgica, que conhece bem muitos médicos, me disse o seguinte: “Que os médicos façam o melhor que puderem independentemente de onde estiverem atendendo seus clientes. Possam olhar as pessoas com olhos humanos e caridosos. Saibam usar a sensibilidade samaritana reconhecendo e respeitando a origem de cada paciente”.

Que possam ser referência e bom exemplo, para muitos como profissionais competentes e pessoas de convivência agradável. Nunca percam os preciosos valores e dons que Deus lhes concedeu. Trabalhem com amor, respeito, bondade especialmente com os mais necessitados. Assim se realizarão felizes nesta profissão/vocação samaritana.

Isso é ser muito mais que ser médico, é ser os braços de Jesus curando a todos fraternalmente.

Que esta solene celebração por ocasião do curso de medicina desperte ainda mais em cada médico muito amor pela pesquisa, pela tecnologia, especialmente muito amor e misericórdia no exercício sagrado de socorrer os que procuram a sua ajuda.

Pe. Geraldo Ildeo Franco - 21 de junho de 2018