19/04 Notícias da Igreja 54ª Edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB: reconhecimento à área e aos seus profissionais
Compartilhar

Já estão abertas as inscrições para a 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A já tradicional premiação é uma “especial homenagem às boas ações no campo da comunicação”, como destacou o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na última cerimônia de entrega dos prêmios.

“Um reconhecimento à área e, sobretudo, aos seus profissionais, tão fundamentais para que tenhamos uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”, disse dom Walmor

As inscrições abertas em março seguem até o dia 9 de maio deste ano em sete categorias:

  • Margarida de Prata – cinema;
  • Microfone de Prata – produções radiofônicas;
  • Clara de Assis – televisão;
  • Dom Helder Câmara – reportagens e trabalhos jornalísticos; 
  • Dom Luciano Mendes de Almeida – sites, blogs, aplicativos e redes sociais;
  • Pastoral Kerigma – trabalhos da Pascom-Brasil e
  • Papa Francisco – teses de doutorado e dissertações de mestrado

Os trabalhos devem ter sido realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, com aprovação da Presidência da CNBB, poderá outorgar “Menção Honrosa Irmã Doroty Stang” a pessoas ou trabalhos do mundo da comunicação que se destacarem na promoção de valores humanos e cristãos.

Confira o edital dos Prêmios de Comunicação

Leia a carta aos profissionais da comunicação e da cultura

Saiba quais são as categorias dos prêmios

Os Prêmios de Comunicação da CNBB

Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.

Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.

Concessão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Prêmios têm caráter exclusivamente cultural e não se vinculam a nenhuma modalidade de sorteio ou a qualquer exigência de pagamento pelos concorrentes, tampouco estão condicionados à aquisição ou ao uso de quaisquer bens, direitos ou serviços. Eles serão entregues aos profissionais autores dos trabalhos que são apresentados para a seleção.

CNBB