14/02 Notícias da Igreja As celebrações de Francisco para o mês de março
Compartilhar

Calendário das celebrações papais para o próximo mês, começando pelos ritos do início da Quaresma.

O mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, mons. Diego Ravelli, divulgou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, o Calendário das Celebrações presididas pelo Papa Francisco no mês de março.

No dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, na Igreja de Santo Anselmo, às 16h30, o Papa presidirá a Statio e a procissão penitencial. Na Basílica de Santa Sabina, às 17h, o Santo Padre presidirá a Santa Missa, bênção e imposição das Cinzas. O termo “statio” em latim reinvoca a imagem da sentinela que vigia o acampamento militar. De fato, com esta imagem, representa-se, uma passagem essencial da Quaresma: a atitude de vigiar como sentinelas, mas armados de oração, para cumprir obras de penitência, de caridade e de jejum. A “statio” é também o lugar de encontro da comunidade cristã que se reúne nos chamados “tituli”, ou seja, as antigas paróquias ou os santuários onde estavam sepultados os mártires.

No dia 4 de março, na Sala do Consistório, às 10h30, o Papa Francisco presidirá o Consistório Ordinário Público para a votação de algumas Causas de Canonização.

No dia 25 de março, na Basílica de São Pedro, o Santo Padre presidirá a Celebração da Penitência às 17h locais.

Vatican News
Imagem capa: Vatican Media