17/03 Notícias da Igreja Centro Cultural Missionário (CCM) realiza curso de formação para lideranças de comunidades
Compartilhar

O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Comissão para a Ação Missionária da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realiza de 13 a 15 de março o primeiro módulo do curso de formação para lideranças de comunidades.

A formação que acontece de modo virtual, através da plataforma zoom, reúne 53 participantes inscritos, de diferentes áreas de atuação e engajados com a missão e evangelização, entre eles membros dos Conselhos Missionários e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), pessoas envolvidas nas comunidades, lideranças e agentes de pastoral, vida consagrada, ministros ordenados, membros de congregações, institutos e novas comunidades.

O curso conta com a assessoria do padre Tiago Ávila Camargo e está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2019-2023) e com o Programa Missionário Nacional (2019-2023). Seu foco está em formar discípulos missionários para que, a partir da sua experiência pessoal e comunitária, possam se colocar a serviço da vida plena para todos, numa dinâmica da missão permanente e num processo de conversão pessoal, pastoral e estrutural.

“Sensibilizar e ajudar os participantes a assumirem sua responsabilidade de serem agentes ativos no processo de conversão pastoral que deve levar a Igreja a ultrapassar uma pastoral de mera conservação para assumir uma pastoral decididamente missionária” , afirmou o diretor do CCM, padre Djalma Antônio da Silva.

Conteúdo programático – Até o dia 15 de março, os participantes terão contato com assuntos relacionados à organização da animação e cooperação missionária na Igreja no Brasil; conversão pessoal, pastoral e estrutural; identidade missionária da Igreja; método missionário de Jesus Cristo e de São Paulo; opção da Igreja no Brasil pelas comunidades eclesiais missionárias nas DGAE 2019-2023, entre outros.

Secretariado paroquial e diocesano

Também nos dias 27 a 29 de março, o CCM realizará o curso de secretariado paroquial e diocesano, na modalidade online. Podem se inscrever até o dia 24 de março, por meio do site do CCM, sacerdotes, diáconos, seminaristas, secretários paroquiais e diocesanos.

O curso será ministrado pelo bispo de Leopoldina (MG), dom Edson José Oriolo dos Santos, das 19h30 às 21h30. Como conteúdo programático constam as disciplinas de coaching na gestão paroquial; gestão de conflitos na vida paroquial e gestão organizacional na cúria diocesana.

Outras informações em: (61) 99675-1855.

CNBB