15/02 Notícias da Igreja Com aula magna, Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo abre ano acadêmico
Compartilhar

Em 11 de fevereiro o Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da Diocese de Governador Valadares (MG), iniciou oficialmente suas atividades acadêmicas do ano de 2022, por meio de ato simbólico em aula magna ministrada pelo Prof. Me. Pe. Andersom Antônio de Sousa. A aula inaugural teve como tema “A dimensão pastoral do Direito Canônico”.

O ato solene teve por mestre de cerimônia o Diácono José Luciano Gabriel, vice-diretor do Instituto. Compuseram a mesa de honra Dom Antônio Carlos Félix, Bispo Diocesano de Governador Valadares; Pe. Francisco de Oliveira Vidal, diretor do Instituto e reitor do Seminário; e Pe. José Sebastião Gonçalves, diretor acadêmico do Curso de Teologia. A Aula Magna contou com a presença de padres, religiosas, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e leigos, além de transmissão pelas mídias sociais da Diocese.

Após abertura oficial do ano acadêmico por Dom Félix e a palavra inicial dos componentes da mesa, Pe. Andersom Antônio proferiu com maestria e excelência o conteúdo proposto em sua Aula Magna. À luz da fundamental base evangélica, dos decretos do Concílio Vaticano II e dos pronunciamentos dos papas que o procederam, Pe. Andersom salientou que o Código de Direito Canônico, para além de um conjunto de normas positivas, é um Código de normas com fins pastorais, uma vez que a atividade judiciária eclesial que se configura como serviço à verdade na justiça, tem uma conotação profundamente pastoral, porque visa a busca dos bens dos fiéis e a edificação da comunidade cristã. Pe. Andersom concluiu sua fala com a máxima presente no último cânon do Código de Direito Canônico, considerada fundamento de toda a Lei Canônica: “Salus animarum, suprema Lex Ecclesia” (CIC 1752).

Após as colocações do Diretor Acadêmico, Pe. José Sebastião, e sob calorosa salva de palmas, Diácono José Luciano passou a palavra a Dom Félix que manifestou sua alegria em ver unidas naquela Aula Magna dois organismos criados em seu governo pastoral: o Tribunal Eclesiástico e o Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo. Sobre todos os presentes, Dom Félix concedeu a bênção de Deus, sob a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Seminário Diocesano, encerrando o ato solene de abertura do ano acadêmico de 2022.

Pascom Diocese Valadares

CNBB Leste 2