17/03 Notícias da Igreja Comissão organiza participação na Assembleia Plenária da Federação Bíblica Católica
Compartilhar

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma reunião on-line para organizar a participação na Assembleia Plenária da Federação Bíblica Católica (FEBIC), que acontece em Mar del Plata, na Argentina, de 15 a 21 de abril de 2023, com o tema: “Proclamar a palavra, fonte de vida para um mundo frágil (Rm 8,22-23)”.

Nesta reunião, foi definido que o padre Décio Walker, da equipe de Animação Bíblica da Pastoral do regional Sul 3 e ex-assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, representará a CNBB na Assembleia. Como parte da programação do evento, a Comissão organiza um workshop que terá como tema: “A Animação Bíblica da Pastoral no Brasil: Proclamar a Palavra a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

O workshop conta com a curadoria da assessora da Comissão, Mariana Venâncio; o padre Décio Walker, que representará a CNBB na Assembleia; o irmão Denilson Mariano, que representará a arquidiocese de Belo Horizonte na Assembleia e o padre Jackson Câmara Silva, responsável pela zona Cone Sul na FEBIC.

“O workshop que pretendemos levar para a Assembleia tem por objetivo oferecer visibilidade às experiências de Animação Bíblica da Pastoral que existem no Brasil, desde o âmbito institucional da reflexão do episcopado até o âmbito prático e pastoral das experiências comunitárias”, afirma Mariana Venâncio.

Na Assembleia, os membros irão apresentar o recém-publicado Documento 111 da CNBB, fruto do entusiasmo dos bispos brasileiros com a Animação Bíblica da Pastoral. Partilharão também as diversas experiências que se multiplicam pelo Brasil, a partir do projeto “Proclamar a Palavra”, da arquidiocese de Belo Horizonte, e que será apresentado pelo irmão Denilson Mariano.

“Também é importante perceber que o trabalho dos regionais da CNBB será lembrado como um importante instrumento de organização da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, especialmente no que se refere à ABP, uma vez que o padre Décio e o irmão Mariano lideram as equipes de ABP em seus regionais e subsídios produzidos pelos outros regionais também serão levados e apresentados na ocasião” explica Mariana Venâncio.

A Assembleia Plenária da FEBIC

A Federação Bíblica Católica foi criada para levar a cabo as recomendações do Concíclio Vaticano II sobre a Bíblia. O objetivo da Federação é estar a serviço dos bispos no cumprimento de suas responsabilidades de proclamar a palavra de Deus a todos os fieis.

O órgão dirigente da Federação Bíblica Católica é a Assembleia Plenária. É uma conferência de delegados de membros plenos e associados que se realiza regularmente a cada seis anos. A Assembleia Plenária estabelece as diretrizes para o trabalho da Federação para os próximos seis anos. Também elege os membros do Comitê Executivo.

A Assembleia Plenária oferece aos membros da CBF a oportunidade de se reunir em escala global. É o lugar de intercâmbio e reflexão além das fronteiras regionais e continentais.

Saiba mais em: https://c-b-f.org/es/Quienes-somos/Estructura/Asamblea-Plenaria

CNBB