10/03 Notícias da Igreja Coordenadores de Pastoral, Movimentos e Organismos se encontram em reunião on-line com secretário executivo e presidência do Regional
Compartilhar

Na noite desta terça-feira, 8 de março, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu uma videoconferência com os coordenadores leigos de Pastorais, Movimentos e Organismos. Foi o primeiro encontro entre o padre Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo, e as coordenações leigas.

O presidente do Leste 2 e bispo de Divinópolis (MG), Dom José Carlos de Souza Campos, fez a abertura da reunião e acolhida dos participantes e passou a palavra a Dom Geovane Luís da Silva, secretário e bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), que agradeceu a presença de todos e iniciou uma oração. Após esse momento, todos os participantes se apresentaram brevemente.

Pe. Rodrigo tomou a palavra para informar que o secretariado deseja ser um ponto de encontro com todos os coordenadores. “Quando pensamos esse primeiro encontro foi para nos conhecermos e partilharmos as identidades de cada um, pois eu cheguei tem pouco tempo e também houve alterações em algumas coordenações”, afirmou.

Dom José Carlos iniciou sua fala dizendo que são inúmeros serviços prestados a Deus e a nossa gente. “A pandemia nos fez atentar para que os serviços não fiquem parados, fomos nos adaptando com as tecnologias e criamos outras formas de nos encontrar”, analisou. “Agora nosso trabalho avança e as atividades podem ser presenciais novamente, ou híbridas, mas não podemos esquecer que o momento virtual deve continuar ocorrendo”, complementou.

Os colaboradores do Regional também tiveram uma importante participação no decorrer da reunião. A equipe explicou aos presentes como o recurso da Coleta para a Evangelização pode ser utilizado, como cada um deve fazer a prestação de contas e como as atividades podem ser divulgadas.

Dom José Carlos concluiu a reunião, agradecendo a participação e a partilha de todos. O bispo também realizou informes sobre a Assembleia CONSER e Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, que está agendada para ser realizada entre os dias 6 e 9 de junho em Belo Horizonte (MG) e motivou o estudo do documento da Campanha da Fraternidade 2022.

CNBB Leste 2