15/06 Notícias da Igreja Dioceses do norte de Portugal preparam JMJ 2023 com a iniciativa “Km11”
Compartilhar

Iniciativa colhe inspiração na cidade de Emaús que fica a 11 quilómetros de Jerusalém. Decorre nos dias 23 e 24 de julho nas dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Rui Saraiva – Portugal

Chama-se “Km11” e estava prevista para ser uma atividade juvenil no ano 2020. Ganha agora novo vigor e intensidade preparando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023. É destinada aos jovens das dioceses portuguesas de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real e vai decorrer nos dias 23 e 24 de julho.

Ouça e compartilhe!

No “Km11” de Emaús preparando a JMJ

Foi através de um comunicado enviado à Agência Ecclesia que as dioceses do norte de Portugal divulgaram a sua intenção de desenvolver esta iniciativa que terá lugar ao mesmo tempo nas seis dioceses.

“O ‘Km 11’ foi uma atividade prevista para o ano 2020, um ‘sonho das Pastorais Juvenis das dioceses do norte de Portugal’, que a pandemia impediu que se realizasse, tendo por imaginário a distância de 11 quilómetros de Jerusalém –  indica um comunicado enviado à Agência Ecclesia.

De referir que a designação ‘Km11’ refere-se à cidade de Emaús, que fica a 11 quilómetros de Jerusalém, e “é o ponto de partida (e de chegada) para uma atividade de Verão conjunta entre as dioceses do norte de Portugal”.

“Esta atividade da Pastoral Juvenil e do Comité Organizador Diocesano destas dioceses tem também como objetivo a preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2023” – informa o comunicado, acrescentando que desejam continuar a realizar esta iniciativa nos anos seguintes à JMJ Lisboa 2023.

Segundo a Agência Ecclesia “para além da Eucaristia de Domingo, os promotores do ‘Km 11’ contam iniciar, no sábado, dia 23, com uma Vigília de Oração nas seis dioceses ao mesmo tempo.

“Vamos em uníssono realizar o ‘Km11’ com alegria renovada e fé fortalecida como autênticos Jovens Discípulos de Jesus Cristo num grande encontro de todos os Jovens num local específico de cada diocese com o bispo diocesano e restantes agentes pastorais” – indica o comunicado das dioceses.

O tema desta atividade dos dias 23 e 24 de julho será “Os discípulos de Emaús”. Uma escolha que se baseia não só no tema que estava previsto para 2020, mas também porque é a proposta de ‘caminho’ que nos chega a partir do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, a Fé e o Discernimento Vocacional que teve lugar em 2018.

Açores: em Ponta Delgada a celebração final dos símbolos JMJ

Entretanto, continua a peregrinação dos símbolos da JMJ em Portugal. Após a cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” terem percorrido as dioceses do Algarve, Beja, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Viseu e Funchal, estão neste mês de junho no arquipélago dos Açores na diocese de Angra.

Segundo informa o site “Igreja Açores”, no domingo 26 de junho terá lugar a celebração de encerramento da peregrinação dos símbolos JMJ nos Açores. Será pelas 17 horas no adro da Igreja do Convento da Esperança, o Santuário do Senhor Santo Cristo, que é a Igreja JMJ de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel.

“O Comité Organizador Diocesano convida agora todos os acólitos da ilha de S. Miguel a participar na celebração que será presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar” – pode-se ler no site “Igreja Açores”.

A concentração para esta celebração será junto à Rotunda de Lisboa, em Ponta Delgada. “Queremos que esta celebração seja, não só, o culminar da peregrinação dos símbolos da JMJ à nossa ilha e diocese, mas também um grande encontro dos jovens de S. Miguel, no início da preparação próxima para a Jornada Mundial da Juventude” – refere numa nota o Comité Organizador Diocesano, na qual deixa o convite a todos os acólitos de S. Miguel.

Após esta celebração de encerramento em Ponta Delgada, os símbolos JMJ ainda vão percorrer, nos dias 27 e 28, algumas instituições da cidade e no dia 29 de junho regressam ao continente, onde serão entregues pelos responsáveis locais à diocese de Lamego.

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em 2023.

Laudetur Iesus Christus

Vatican News
Imagem capa: JMJ Lisboa 2023 km11 – logotipo